Bolsonaro cancela Folha de SP mas assinaturas disparam após declaração

Advogados do jornal falaram em violação constitucional.

Compartilhe!

Bolsonaro Folha de São Paulo Assinaturas Governo Federal Presidente
Foto: Reprodução (Bolsonaro/Facebook)

O presidente da república Jair Bolsonaro disse em entrevista a TV Bandeirantes, na quinta (31), que determinou o cancelamento das assinaturas do Jornal Folha de São Paulo pelo Governo Federal. Segundo ele, a publicação envenena seu governo.

Determinei que todo o governo federal rescinda e cancele a assinatura da Folha de S.Paulo. A ordem que eu dei [é que] nenhum órgão do meu governo vai receber o jornal Folha de S.Paulo aqui em Brasília. Está determinado. É o que eu posso fazer, mas nada além disso.

Espero que não me acusem de censura. Está certo? Quem quiser comprar a Folha de S.Paulo, ninguém vai ser punido, o assessor dele vai lá na banca e compra lá e se divirta. Eu não quero mais saber da Folha de S.Paulo, que envenena o meu governo a leitura da Folha de S.Paulo.

Mais tarde em uma transmissão nas redes sociais voltou a criticar a Folha de São Paulo e também ameaçou os anunciantes do jornal. “Não vamos mais gastar dinheiro com esse tipo de jornal. E quem anuncia na Folha de S.Paulo presta atenção, está certo?”

Apesar disso, o jornal informou que as assinaturas cresceram substancialmente após a declaração de Bolsonaro. “Menos de 12 horas depois, o número de novas assinaturas da Folha já era o quíntuplo da média para o período” informou a empresa jornalística.

Os advogados da Folha de São Paulo criticaram a postura de Bolsonaro e falaram em violação dos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade na administração pública. “Trata-se de atitude típica de governos totalitários. Chávez e Maduro, por irônica que seja a comparação, fizeram exatamente a mesma coisa com a imprensa na Venezuela. Os veículos todos são ameaçados, não apenas a Folha“, disse a advogada Taís Gasparian.

Nas redes sociais internautas defenderam que assinar o jornal é um ato resistência. “É um jornal que respeito. Acho um abuso o que este senhor está fazendo, e quero apoiar a Folha, mesmo que modestamente” disse um leitor do sul de Minas Gerais.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.