MENU

Aviões experimentais são mais baratos e possuem regulamentação menos complexa

Algumas regras são impostas aos modelos. O número de ocupantes normalmente não ultrapassa sete pessoas. Além disso, eles não podem ser utilizados para fins comerciais e nem sobrevoar áreas densamente povoadas.


👤 Patos Notícias
🕓 04/11/2018 - 19:17 (atualizado 04/11 - 19:46)


Aeronave Experimental – Modelo RV-10
Foto: Divulgação

Um grave acidente aéreo chocou a população de Patos de Minas neste domingo (04/11). Cinco pessoas morreram depois que um avião experimental caiu na zona rural, clique aqui e saiba mais.

Mas afinal o que é uma aeronave experimental? De acordo com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) é um veículo que não passou pelos mesmos testes complexos de um avião comercial. A licença é mais fácil de ser obtida e o custo é menor se comparado com os demais modelos.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Do ponto de vista material, uma aeronave certificada difere de uma aeronave experimental porque passa por um processo rigoroso de avaliação de projeto, testes de equipamentos e ensaios em voo que explora as condições mais extremas de operação e demonstra o cumprimento com requisitos técnicos internacionalmente estabelecidos. Tudo isso com participação direta da autoridade aeronáutica. Esse rigor no desenvolvimento do produto provê um alto grau de confiabilidade e reduz a probabilidade de uma falha técnica mas, por outro lado, aumenta significativamente o custo da aeronave e inibe o desenvolvimento da aviação e de novas ideias no âmbito amador.

Os amantes da aviação normalmente recorrem a esse tipo de aeronave pelo baixo valor de mercado. Alguns modelos, não é o caso do RV-10, podem inclusive serem adquiridos por meio de kits e ser montados pelo próprio proprietário.

Algumas restrições são impostas a esse tipo de aeronave. Ela não pode ser utilizada para fins comerciais e também é vetado o sobrevoo de áreas densamente povoadas, pois pelo entendimento dos especialistas, o piloto assume o riscos de estar em um dispositivo experimental, já a população não tem esse nível de conhecimento.

Outros registros de acidentes

A aeronave que se acidentou neste domingo é uma RV-10. Outros acidentes foram registrados com o mesmo modelo.

Foto: Site Plug News (Arquivo)

Em 2014 duas pessoas morreram depois que um avião caiu na zona rural do Mato Grosso.

Foto: Sigi Vilares / Divulgação (Arquivo)

Um ano antes, em 2013, um empresário de 28 anos morreu depois que a aeronave caiu na Bahia.

Além deste casos outros foram registrados com o modelo. Salienta-se que o ano de fabricação das aeronaves é variável. O que se acidentou neste domingo (04) foi produzido em 2013.