Aeroporto de Patos de Minas será ampliado e poderá ter voos regulares

A prefeitura pretende ampliar a área em mais sete hectares. O objetivo é atrair companhias para o transporte de passageiros e de carga.

Compartilhe!

Aeroporto Pedro Pereira dos Santos - Patos de Minas
Foto: Divulgação

Quem precisa viajar a negócios ou a turismo passa um verdadeiro perrengue em Patos de Minas. Sem voos comerciais regulares, o único recurso é embarcar nos aeroportos de Uberlândia, Brasília ou Belo Horizonte. O sonho é que a cidade volte a ter voos domésticos em breve.

Na semana passada, a prefeitura tornou pública a intenção de desapropriar duas fazendas no entorno do aeroporto. Dois decretos, assinados pela vice-prefeita Sandra Gomes (PODEMOS), já foram publicados no Diário Oficial. Uma comissão será designada para avaliar os imóveis e determinar os valores das indenizações. A área total é de cerca de sete hectares.

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), confirmou ao Patos Notícias que o objetivo é ampliar a infraestrutura do aeroporto com a construção de novos hangares para aeronaves e para armazenamento de mercadorias. “Assim vamos tornar o aeroporto mais atrativo para as empresas de aviação e também viabilizaremos a logística para o transporte aéreo de mercadorias” pontou ele.

As obras de ampliação do aeroporto ainda podem demorar, já que é  necessário formalizar a desapropriação junto aos proprietários, solicitar alvarás e realizar processos licitatórios.

Recursos federais

Em dezembro de 2021, o ex-ministro da infraestrutura Tarcísio de Freitas anunciou investimento no aeroporto de Patos de Minas. Conforme apurado pelo repórter Lélis Félix serão cerca de R$ 750 mil destinados para a compra de equipamentos.

A liberação do recurso depende de um convênio que deve ser assinado após o período eleitoral.

Negociações com a Azul

Em 19 de dezembro de 2020, o Patos Notícias mostrou que a Azul deu parecer favorável para a implantação de voos regulares em Patos de Minas. Segundo o documento, obtido pela reportagem, a intenção é operar com um avião turboélice C208 Caravan com capacidade para cerca de 10 passageiros.

A rota aérea seria entre Patos de Minas e Belo Horizonte. Apesar do parecer favorável, a Azul ainda não deu demostrou indícios de quando começarão as operações.

O Aeroporto Municipal Pedro Pereira dos Santos possui autorização para operar voos comerciais até o ATR 72 com capacidade de 74 passageiros. Até 2016, a Azul usava essa aeronave para a rota Patos de Minas/Campinas.

Vídeo: conheça o aeroporto

Em 2020, a prefeitura divulgou um vídeo com as características técnicas do aeroporto municipal. Assista a seguir:

Compartilhe!

comentários

5 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Zé limera
27/07/2022 12:08

Ah, nem, tem dó! Só farta falá que vai incentivá o turis. O que os Pato produis dá pra levá numa carroça até o apatropi.

Luís Antônio
26/07/2022 08:18

Primeiro eles tem que achar e desenterrar a cabeça de burro que alguém deve enterrado nesse aeroporto, só pode. A quantos anos vem essa ladainha e ninguém consegui por esse aerôdromo em funcionamento, efetivamente.

Eduardo Amorim
25/07/2022 18:37

Excelente notícia para Patos. Na torcida para que tenhamos sucesso nesta empreitada. Terminal de cargas tornará o aeroporto mais atrativo.

Patense
25/07/2022 10:25

Uma excelente ação do executivo, com a ampliação e assim sanar déficit de hangares, posto de abastecimento que não seja somente de associação e que possa comercializar e atender demandas gerais.
Percebemos que esse aeroporto é de interesse regional e deve cumprir sua função !

Pirilampo da Silva
25/07/2022 10:01

De novo?! Quantas vezes disseram isso nos último 20 anos? Já perdi a conta, pelo menos uma ou duas por mandato…

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.