17 municípios do Triângulo podem ser extintos; entenda

Proposta do Governo Bolsonaro prevê extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e que tenha arrecadação inferior a 10% da receita.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Arapuá
Arapuá tem 2,7 mil habitantes. Para ser extinto sua arrecadação tem que ser inferior a 10% no período de análise.
Foto: Henrique Boaventura Medeiros

O presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia, Paulo Guedes, entregaram na última terça-feira (05/11) o Pacto Federativo. As PECs (Proposta de Emenda a Constituição) serão apresentadas, discutidas e votadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O principal objetivo, segundo o governo, é gerar economia no orçamento público.

Uma das medidas prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total. Essas cidades podem ser incorporadas a municípios vizinhos maiores na condição de distritos.

Caso o Pacto Federativo seja aprovado a mudança começaria em 2023, quando seria analisada a possibilidade do município ser extinto. No ano seguinte não haveria eleição municipal e no próximo, 2025, ele seria incorporado ao vizinho. Cada município maior poderia incorporar no máximo três menores.

No Triângulo Mineiro existem 17 municípios que podem ser extintos e incorporados ao seu vizinho, caso a arrecadação no ano de análise seja inferior a 10%. Um deles é Arapuá com 2 875 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o vice-presidente do MDB/MG (Movimento Democrático Brasileiro) e vice-prefeito da cidade, Emílio Boaventura, a prestação de serviços de qualidade, como saúde e educação, deve ser prioridade.

Vejo com absoluta preocupação esta PEC proposta pelo presidente. Embora o equilíbrio financeiro das contas públicas seja premissa básica para um Estado eficiente, a prestação de serviços de qualidade também é. Há a necessidade de uma reforma política, porém a solução não é diminuir municípios. Arapuá é um bom exemplo disso, conseguimos prestar serviços à população como transporte universitário, estradas vicinais com manutenção em dia, saúde e educação de qualidade, que algumas cidades não fornecem. Temos ainda o caso de Guarda dia Ferreiros, que é um distrito maior que muitos municípios , e fica a desejar na prestação de serviços públicos de qualidade. Claro que em regiões mais carentes como o norte do nosso estado, nordeste do país, esse impacto negativo seria mais evidente ainda.

Para especialistas a fusão de municípios pode distanciar a administração pública da população. Por exemplo, a prefeitura ficaria a vários quilômetros de distância e isso pode prejudicar a oferta de serviços e atendimento ao público. Por outro lado, a extinção de cargos políticos como o do prefeito, vice-prefeito e vereadores representaria uma grande economia para os cofres públicos.

17 municípios que podem ser extintos no Triângulo

Caso o Pacto Federativo seja aprovado será divulgado um cronograma oficial. Uma comissão analisará a arrecadação do ano em questão, ou do anterior. Caso ela seja inferior a 10% da renda total se iniciará o processo de extinção e fusão ao município vizinho.

Destaca-se que os dados atuais não podem ser levados em consideração para definir a real possibilidade de extinção, já que o processo se iniciaria a partir de 2023.

Município Habitantes
União de Minas 4 474
Tapira 4 542
Ipiaçu 4 269
Cruzeiro da Fortaleza 4 140
Matutina 3 851
Verissímo 3 826
Romaria 3 657
Pedrinópolis 3 650
Pratinha 3 515
Santa Rosa da Serra 3 368
Comendador Gomes 3 116
Cascalho Rico 3 037
Arapuá 2 875
Cachoeira Dourada 2 661
Água Comprida 2 064
Douradoquara 1 920
Grupiara 1 416

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.