17 municípios do Triângulo podem ser extintos; entenda

Proposta do Governo Bolsonaro prevê extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e que tenha arrecadação inferior a 10% da receita.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Arapuá
Arapuá tem 2,7 mil habitantes. Para ser extinto sua arrecadação tem que ser inferior a 10% no período de análise.
Foto: Henrique Boaventura Medeiros

O presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia, Paulo Guedes, entregaram na última terça-feira (05/11) o Pacto Federativo. As PECs (Proposta de Emenda a Constituição) serão apresentadas, discutidas e votadas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. O principal objetivo, segundo o governo, é gerar economia no orçamento público.

Uma das medidas prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e com arrecadação própria menor que 10% da receita total. Essas cidades podem ser incorporadas a municípios vizinhos maiores na condição de distritos.

Caso o Pacto Federativo seja aprovado a mudança começaria em 2023, quando seria analisada a possibilidade do município ser extinto. No ano seguinte não haveria eleição municipal e no próximo, 2025, ele seria incorporado ao vizinho. Cada município maior poderia incorporar no máximo três menores.

No Triângulo Mineiro existem 17 municípios que podem ser extintos e incorporados ao seu vizinho, caso a arrecadação no ano de análise seja inferior a 10%. Um deles é Arapuá com 2 875 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o vice-presidente do MDB/MG (Movimento Democrático Brasileiro) e vice-prefeito da cidade, Emílio Boaventura, a prestação de serviços de qualidade, como saúde e educação, deve ser prioridade.

Vejo com absoluta preocupação esta PEC proposta pelo presidente. Embora o equilíbrio financeiro das contas públicas seja premissa básica para um Estado eficiente, a prestação de serviços de qualidade também é. Há a necessidade de uma reforma política, porém a solução não é diminuir municípios. Arapuá é um bom exemplo disso, conseguimos prestar serviços à população como transporte universitário, estradas vicinais com manutenção em dia, saúde e educação de qualidade, que algumas cidades não fornecem. Temos ainda o caso de Guarda dia Ferreiros, que é um distrito maior que muitos municípios , e fica a desejar na prestação de serviços públicos de qualidade. Claro que em regiões mais carentes como o norte do nosso estado, nordeste do país, esse impacto negativo seria mais evidente ainda.

Para especialistas a fusão de municípios pode distanciar a administração pública da população. Por exemplo, a prefeitura ficaria a vários quilômetros de distância e isso pode prejudicar a oferta de serviços e atendimento ao público. Por outro lado, a extinção de cargos políticos como o do prefeito, vice-prefeito e vereadores representaria uma grande economia para os cofres públicos.

17 municípios que podem ser extintos no Triângulo

Caso o Pacto Federativo seja aprovado será divulgado um cronograma oficial. Uma comissão analisará a arrecadação do ano em questão, ou do anterior. Caso ela seja inferior a 10% da renda total se iniciará o processo de extinção e fusão ao município vizinho.

Destaca-se que os dados atuais não podem ser levados em consideração para definir a real possibilidade de extinção, já que o processo se iniciaria a partir de 2023.

Município Habitantes
União de Minas 4 474
Tapira 4 542
Ipiaçu 4 269
Cruzeiro da Fortaleza 4 140
Matutina 3 851
Verissímo 3 826
Romaria 3 657
Pedrinópolis 3 650
Pratinha 3 515
Santa Rosa da Serra 3 368
Comendador Gomes 3 116
Cascalho Rico 3 037
Arapuá 2 875
Cachoeira Dourada 2 661
Água Comprida 2 064
Douradoquara 1 920
Grupiara 1 416
🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.