Zona Azul: entenda como está funcionando o estacionamento rotativo em Patos de Minas

Videomonitoramento foi implantado em razão da pandemia, mas uso das vagas continua condicionado à ativação de créditos.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

zona azul

Desde janeiro de 2019, quando entrou em operação, a Zona Azul tem facilitado o estacionamento na área central de Patos de Minas. Isso porque proporciona rotatividade do uso das vagas, democratizando o uso desses espaços públicos. Embora tenha sofrido adaptações em razão da pandemia de Covid-19, o uso regular do sistema continua condicionado à compra e ativação de créditos.

O monitoramento da Zona Azul – antes feito por agentes da Ti.Mob – agora é realizado por meio de um automóvel dotado de câmeras de vídeo. São elas que fazem a leitura e a identificação das placas dos veículos estacionados na área do Rotativo. “Dados como data, hora, latitude e longitude são armazenados e, se houver irregularidade, a informação é repassada aos agentes municipais de trânsito. Eles  verificam o veículo no local da irregularidade e fazem a notificação se necessário”, explica o gerente de operações da empresa, Danilo Delfin.

A inovação do videomonitoramento na Zona Azul é, inclusive, auxílio de muita valia para a Polícia Militar de Minas Gerais. Isso porque o automóvel da Ti. Mob, ao deparar-se com veículos roubados ou furtados, avisa imediatamente o órgão de segurança pública por meio do programa Hélios, da própria corporação. “É mais uma contribuição que o Rotativo Digital trouxe à sociedade”, avalia o coordenador da Zona Azul, Juliano Burgos.

PASSO A PASSO PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO
1º Passo: COMPRAR OS CRÉDITOS
A aquisição dos créditos pode ser feita de duas formas: no cartão de crédito, por meio do aplicativo Rotativo Digital Patos (disponível para Android ou iOS). No dinheiro, diretamente nos pontos de venda. Esses pontos estão identificados com adesivos e placas “Rotativo Digital” em suas fachadas, e a lista completa deles pode ser consultada no endereço http://www.rotativodigital.com.br/patos-de-minas/.

Outra forma de comprar créditos é com a ajuda do Monitor On-line: basta enviar uma mensagem no WhatsApp (31) 9 8423-2393, selecionar a cidade Patos de Minas, escolher a opção de compra e entrar no link dos pontos de venda. Os créditos adquiridos ficam vinculados ao CPF indicado no momento da compra e não perdem a validade. O valor pode ser usado para qualquer placa cadastrada no CPF. Portanto, se o condutor trocar de veículo, o que precisa ser feito é atualizar a placa no cadastro do CPF.

2º Passo: ATIVAR OS CRÉDITOS
Sempre que o condutor estacionar em alguma vaga do Rotativo, ele deve ativar o crédito, lembrando que um crédito equivale a uma hora de estacionamento. A ativação pode ser feita no próprio aplicativo (na opção “Estacionar”, disponível abaixo de cada placa cadastrada), nos pontos de venda credenciados ou com o monitor on-line.

O condutor pode ativar uma ou duas horas de estacionamento. Se o veículo for permanecer na vaga depois de o prazo de ativação acabar, nova ativação deve ser feita. A ativação pelo aplicativo pode ser feita de qualquer lugar em que o usuário estiver.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.