Zema descarta asfaltamento imediato da MGC-352, entre Arapuá e Tiros

O governador afirmou que primeiro vai reformar a malha asfaltada e somente depois pensará em ampliação.

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O governador Romeu Zema (Novo) visitou a cidade de Arapuá, no Alto Paranaíba, nesta sexta-feira (19/01). Ele foi demandado por moradores e empresários sobre o asfaltamento da MGC-352, rodovia que liga Arapuá a Tiros. A estrada até hoje não é asfaltada e a pavimentação é um grande sonho da comunidade.

Zema disse que primeiro irá concluir a reforma da malha asfaltada existente e somente depois vai iniciar obras para o asfaltamento de “estradas de terra”, como a MGC-352. Ele ressaltou que não é de fazer cerimônia e criticou aqueles políticos que costumam assinar papeis, soltar foguete e prometer obras que nunca são concretizadas.

Depois de cumprir agenda em Arapuá, Zema partiu de carro para Tiros e fez questão de passar pela MGC-352 para verificar de perto a condição da rodovia não pavimentada.

O referido trecho da MGC-352 tem cerca de 28 quilômetros de extensão. Ele liga Arapuá, município de 2.631 habitantes, a Tiros, com 7.883 habitantes. Um pequeno trecho de 2.2 km chegou a ser asfaltado através de um convênio com a prefeitura municipal, mas não há recursos para continuar o asfaltamento.

Há décadas o Governo Estadual movimenta-se em torno desta obra. Em 1991, o DER, órgão responsável pelas rodovias estaduais, elaborou projeto para a ponte sobre o Rio Abaeté, e a infraestrutura desta ponte foi executada. Há também um projeto elaborado em 1995, e a partir deste projeto foram executados serviços de cortes/terraplanagem em vários trechos. Em 2010, o projeto de pavimentação foi incluído no Programa “Caminhos de Minas”, e por último, em 2018, a atualização geral do projeto executivo foi licitada, chegando a ser homologada (Edital 022/16). A empresa contratada iniciou a elaboração do novo projeto, contudo houve paralisação do contrato antes da conclusão do mesmo.

Agora, a expectativa é a pavimentação da MGC-352 seja incluída na próxima fase do Provias, ainda sem previsão de data.

Provias

Em abril de 2022, quando o programa foi lançado, eram 99 obras e um investimento de cerca de R$ 2 bilhões. Hoje, são 124 obras e mais de R$ 2,5 bi destinados à recuperação e pavimentação de rodovias, além da construção de pontes.

Grande parte dos recursos do Provias – cerca de R$ 2 bilhões – são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

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