Vírus HTLV pode prejudicar gravemente a saúde; saiba como prevenir

O vírus é sexualmente transmissível e portanto a melhor prevenção é o uso da camisinha.

Compartilhe!

O Dia Mundial de Combate ao vírus HTLV, em 10/11, é alerta para doença que pouca gente conhece: a infecção causada pelos vírus linfotrópico das células T humanas (HTLV), que atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T.

A data, escolhida pela Associação Internacional de Retrovirologia (IRVA – International Retrovirology Association), tem como objetivo informar e mobilizar a sociedade e o poder público para o significado da infecção, as doenças associadas ao vírus, seu impacto na saúde pública e os meios de contê-lo.

O HTLV causa uma infecção crônica, ainda sem tratamento para eliminar o vírus, e que ao longo dos anos pode prejudicar gravemente a saúde e a qualidade de vida das pessoas vivendo com HTLV.

Entre outras doenças, o mal pode causar mielopatia, que afeta a medula espinhal, provocando dificuldade de movimento e perda de locomoção.

Outra doença é a leucemia associada ao vírus. No entanto, após mais de 40 anos de sua descoberta, o HTLV ainda é uma doença negligenciada, com poucas políticas públicas voltadas para o diagnóstico da infecção viral, prevenção da transmissão e orientação e cuidado adequado de quem vive com o vírus.

Transmissão

A transmissão se dá via relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas, amamentação do bebê de mãe infectada, transfusão de sangue e transplante de órgãos contaminados.

Desde 1993, a triagem para o HTLV-1/2 é obrigatória em bancos de sangue brasileiros.

Na Fundação Hemominas, o Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em HTLV (GIPH) acompanhou por mais de 20 anos ex-doadores de sangue portadores do vírus HTLV, contribuindo na geração de conhecimento em diversas áreas do estudo do vírus e na formação e capacitação de professores e profissionais de saúde.

Nesse sentido, o GIPH fomentou a produção de uma série de dissertações de mestrado e doutorado, além da publicação de vários artigos em revistas nacionais e internacionais, como também participar de discussões com órgãos de saúde municipais, estaduais e com o Ministério da Saúde para a implementação de medidas públicas de enfrentamento ao HTLV.  O livro Cadernos Hemominas – HTLV pode ser acessado gratuitamente pelo link Publicações.

Fórum internacional

Para celebrar o World HTLV Day, a Organização Pan-Americana de Saúde e o HTLV Channel realizarão, no dia 10/11, às 8h, o webinar “Dia Mundial do HTLV: Fórum Internacional Sobre Políticas de Saúde para a Eliminação da HTLV”. O evento, on-line e gratuito, vai discutir as ações e políticas públicas implementadas em diversos países que contribuem para alcançar o objetivo de eliminação do HTLV.

Interessados em participar do webinar devem se inscrever na página do evento, neste link.

Ato 

Também em 10/11 será realizada a 3ª edição do Ato do Dia Mundial do HTLV na Faculdade de Medicina da UFMG, ação promovida pelo projeto de extensão Grupo Cuidar HTLV. O evento será transmitido pelo YouTube, das 18h às 20h. Para participar, basta fazer a inscrição aqui.

 

Compartilhe!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.