Vinho e bacalhau são os mais tributados pelo Leão nas festividades da Páscoa

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Segundo dados do IBPT, alguns produtos consumidos na Semana Santa têm mais de 50% do seu valor em tributos, que são recolhidos aos cofres públicos

Foto: Divulgação

Os produtos tradicionais mais consumidos pelas famílias brasileiras na Páscoa podem conter mais de 50% do seu valor em tributos, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação- IBPT. A maiores alíquotas pesam sobre os vinhos, que têm 54,73% de tributos, seguidos do bacalhau, com 43,78%, e da colomba pascal, com 38,68%.
O ovo de Páscoa, considerado um símbolo pascal, e inclusive um dos itens mais procurados para presentear amigos e familiares, também não fica de fora, visto que 38,53% do seu valor já tem destino certo: a boca do Leão. Portanto, o IBPT continua orientando os contribuintes a pesquisarem os preços, para economizar e minimizar um pouco os tributos que pesam no seu bolso, mesmo porque não existe escapatória: se a opção for comprar uma caixa de bombons, a carga tributária é de 37,61%; no caso do chocolate em barra, os encargos são de 38,60%.
E não adianta fugir, o faminto Leão também se sentará à mesa do almoço de Páscoa para abocanhar a sua parte, por exemplo, se a família se reunir para comemorar a data em um restaurante, 32,31% do valor total da conta será revertido em tributos.
De acordo com o presidente do IBPT, João Eloi Olenike, “O sistema tributário brasileiro é concentrado no consumo, o que reflete diretamente nas famílias de menor renda que acabam pagando muitos mais tributos do que os contribuintes de maior poder aquisitivo. Infelizmente, o peso excessivo dos tributos sobre o consumo ainda é um fator que impede que os brasileiros de todas as faixas econômicas consumam mais nas festas tradicionais e no dia a dia” afirma.
Carga tributária dos produtos consumidos na Páscoa 
Almoço em restaurante: 32,31%
Bacalhau importado: 43,78%
Bombons: 37,61%
Buffet (JANTAR) – Restaurante: 32,31%
Cartão de Páscoa: 37,48%
Chocolate: 39,61%
Coelho de Pelúcia: 29,92%
Colomba pascal Chocolate: 38,68%
Ovo de Páscoa: 38,53%
Papel Celofane: 34,48%

- Continua depois da publicidade -
Vinho: 54,73%


Déborah Santos

Triângulo Notícias
03/04/2017

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -