Vídeo: Saiba como é tratado o esgoto em Patos de Minas

90% dos resíduos são tratados. População não paga pelo processo, e sim pela coleta e manutenção da rede.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) abriu suas portas para a reportagem do Patos Notícias e mostrou todas as etapas do tratamento de esgoto em Patos de Minas. Assista a seguir:

Veja também: Vídeo mostra o processo de tratamento de água em Patos de Minas

Depois de sair do imóvel, o esgoto passa por uma caixa de gordura, uma estrutura essencial para reter restos de alimentos e óleos, que podem entupir as redes de esgoto. 

De lá, seguem para as redes coletoras da Copasa e vão até os interceptores, tubulações bem grandes que reúnem os esgotos de diferentes pontos da cidade e os conduzem até às elevatórias, equipamentos responsáveis por bombear o esgoto para a estação de tratamento. 

Chegando à ETE, primeiro passa pelas chamadas “peneiras”, em que são retirados os materiais grosseiros: graxa, areia, óleos, metais, madeiras, brinquedos, embalagens, animais em decomposição, roupas, sapatos, tecidos, entre outros objetos sólidos que são descartados de maneira incorreta nas redes coletoras e causam o entupimento delas. 

Para que esse tratamento seja cada vez mais eficaz, todos precisam fazer a sua parte. Lugar de objetos sólidos é no lixo, não no vaso sanitário. É importante o uso de ralinhos em pias, tanques e banheiros, para evitar o entupimento dos canos por cabelos, linhas ou fios dentais.  Também é necessário prestar atenção ao óleo de cozinha! Melhor que descartar nos ralos, é transformá-lo em sabão. Assim, o meio ambiente e o bolso agradecem!  

Depois da separação de materiais grosseiros, o esgoto é submetido ao tratamento convencional. Vai para três reatores onde é feito o tratamento biológico.    

O esgoto segue para os três filtros, grandes tanques com pedras, onde é dada continuidade ao tratamento biológico. E de lá segue para os três decantadores, onde ocorre a separação líquida da parte sólida.

Só depois desse rigoroso processo, o esgoto tratado é devolvido ao Rio Paranaíba. 

É dada a destinação correta a toda a matéria sólida retirada durante o tratamento de esgoto. 

O tratamento do esgoto proporciona inúmeros benefícios. Para a sociedade, contribui com a melhoria da saúde das crianças e da população em geral, reduz a incidência de insetos e animais causadores de doenças e valoriza os imóveis. 

Para o município, melhora os índices de desenvolvimento econômico, contribui com a redução de gastos com tratamento de doenças, promove a valorização do potencial turístico local e proporciona maior atração de investimentos privados para a cidade. 

Já para o meio ambiente, contribui com a despoluição dos rios e braços de água locais, com a recuperação da diversidade da fauna e flora e com a preservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras.

Galeria de Fotos

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS