Vice-governador visitará São Gotardo nesta quinta-feira

Compartilhe!

Iepha anuncia retomada de obras no circuito cultural e articulacao com outras regioes do estado 1.jpg.750x450 q85 crop smart upscale
Foto: Renato Cobucci/Imprensa MG

O vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, visitará amanhã, dia 25 de abril, às 14h, a primeira indústria do Estado para produção de fertilizante potássico natural.

O Projeto, em desenvolvimento pela Verde desde 2008, teve significativa expansão nos últimos anos e conta atualmente com a extração de siltito glauconítico e produção de soluções inovadoras para o agronegócio, na região de São Gotardo. O processo produtivo é sustentável, sem consumo de água e produtos químicos e sem geração de rejeitos ou construção de barragens. A área lavrada é formada por pastagem degradada, que será transformada em florestas.

A Verde é uma empresa inglesa fundada e controlada por brasileiros. Desde 2007, está listada na bolsa de valores de Toronto, Canadá. A empresa tem, entre seus diretores, o ex-Ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, promotor do modelo de agricultura tropical sustentável, que transformou o Brasil em uma potência agroalimentar global.

Investimentos – Com o objetivo de contribuir com a constante promoção de uma agricultura mais nutritiva, sustentável e rentável, a Verde já investiu mais de R$ 200 milhões em pesquisas e desenvolvimento de tecnologias. Esse projeto contribuiu para o desenvolvimento de soluções nacionais e inovadoras para o segmento do agronegócio: o K Forte e o Silício Forte.

O K Forte é uma fonte de potássio mineral 100% natural, rica também em magnésio e silício – livre de cloro e sódio, de acidificação e de  perdas por lixiviação. Ele aumenta a capacidade de retenção de água do solo e diminui a perda de nitrogênio. Atualmente, o produto também é exportado para Estados Unidos, China e Canadá, com o nome de Super Greensand®.

O Silício Forte é um silicato de potássio natural. Pesquisas demonstram que o silício é um indutor de resistência que auxilia a proteção da planta, formando um escudo contra pragas e doenças, toxidade de metais pesados e mudanças bruscas de temperatura. Outros benefícios do silício incluem a maior disponibilidade de nutrientes, a melhora na captação da luz solar e na arquitetura da planta, promovendo o fortalecimento das paredes celulares e dos tecidos vegetais.

Museu – São Gotardo foi o local do primeiro projeto de desenvolvimento sustentável do Cerrado Brasileiro, o Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba (PADAP). Para registrar esta história, a Verde vai lançar o plano para construção do Museu da Agricultura Verde, no qual será apresentado o Programa, que foi pioneiro na mudança do uso da terra e introdução de novas culturas.

Considerado pai da agricultura tropical, o ex-Ministro Alysson Paolinelli foi o idealizador e líder da execução do projeto de utilização racional do solo que contribuiu no desenvolvimento da agricultura tropical no Cerrado Mineiro e serviu de base para outas regiões.

O Museu também apresentará novas tecnologias e produtos que contribuem para a utilização racional do solo na região. Terá um espaço para desenvolvimento de startups, contribuindo para a inovação tecnológica, e abrigará eventos, incentivando a população a conhecer a história da agricultura do Cerrado.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.