Veterinária alerta sobre os riscos de chocolate para os pets; ovos especiais são opção para a Páscoa

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cuidado com o doce de verdade deve ser redobrado para evitar intoxicação e até alteração neurológica em cães e gatos; Petz aposta na comercialização do produto com fórmula especial

Foto: Divulgação

Para comemorar a Páscoa com os bichinhos de estimação, a Petz oferece ovos especiais, com fórmula sem risco à saúde deles. Feito à base de farelo de soja, o produto possui o aroma da guloseima, mas não contém o princípio ativo tóxico presente no cacau, que pode levar à intoxicação dos pets.

Nesta época é preciso redobrar o cuidado com o doce de verdade, que pode ficar pela casa ao alcance dos cães e gatos. O chocolate contém a teobromina, um derivado do cacau que leva à intoxicação grave, alerta a veterinária da Petz Bruna Maturo. “Essa substância pode fazer com que os pets tenham, em casos graves, até convulsões neurológicas”, explica a Dra. Bruna.

Ela também chama a atenção para o risco do açúcar e das gorduras, por causa do diabetes e obesidade, como também por formação de tártaro, cáries e até perda do dente. Outro problema é a lactose, substância presente no leite que nem sempre é bem tolerada por cães e gatos, podendo provocar manifestações alérgicas na pele, vômitos e diarreia.

Caso o pet coma acidentalmente o chocolate de verdade, é preciso observá-lo. Qualquer sinal como salivação extrema, tremor e diarreia, procure o médico veterinário imediatamente, orienta a Dra. Bruna. “O pet pode ficar debilitado, por isso é preciso receber o suporte veterinário.”

Embora os ovos especiais sejam indicados para todos os tipos de cães, a quantia diária de consumo deve ser controlada. Recomenda-se por dia apenas um terço do ovo (até 17g) para cães de porte pequeno, 25g (meio ovo) para os de porte médio e 50g (um ovo inteiro) para os grandes. “O ideal é sempre procurar o veterinário para ter orientação do que pode dar ou não aos bichinhos.”


Déborah Santos

Triângulo Notícias

08/04/2017

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS