Vereadores pedem ao prefeito transparência no processo de vacinação

Falcão disse que não recebeu nenhuma reclamação formalizada, por parte dos munícipes, em relação a transparência e as regras do processo de vacinação.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

Os vereadores de Patos de Minas entregaram na última terça-feira (23/02) um ofício solicitando informações ao poder executivo. Segundo o documento, cidadãos enviaram denúncias do não cumprimento da lista prioritária de vacinação.

Também citam que Patos de Minas teria que ter um plano municipal de imunização, devido ao porte da cidade. Menciona-se que o plano nacional de imunização traz orientações genéricas e sem maior detalhamento.

“A administração municipal, até o momento, não deixou claro, de forma pormenorizada, qual é a ordem e o cronograma da vacinação” diz o ofício.

Dentre as solicitações do ofício estão a divulgação da relação de vacinados.

Assim é necessário que a administração pública municipal viabilize meios de dar publicidade dentre outros aspectos, de como tem sido a operalização e a logística da vacinação. Quais são os requisitos e critérios adotados para a distribuição das doses recebidas? A ordem de vacinação? E observado as disposições da lei geral de proteção de dados, a indicação de quem foi vacinado.

O prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), participou da última reunião extraordinária da Câmara Municipal e respondeu ao pedido do legislativo com surpresa:

Eu fico um pouco surpreso porque não recebi nenhum tipo de manifestação neste sentido anteriormente, mas já que o documento está sendo apresentado agora, durante a reunião, eu estou aqui respeitando a independência do poder legislativo e da fiscalização. Ressalto que não recebi nenhuma manifestação oficial, de nenhum munícipe, falando que não está sendo transparente, que não está sendo interessante, adequada a vacinação.  As manifestações em relação as dúvidas que são manifestadas nas redes sociais, na ouvidoria, são devidamente esclarecidas. O plano de vacinação é o plano nacional de imunização, feito pelo Governo Federal que o município segue. Todas as etapas de vacinação estão sendo amplamente divulgadas, todo mundo sabe que a população de 90 anos foi toda vacinada, que os profissionais de saúde {…}. Isso está em todas as redes sociais da prefeitura, em minhas redes sociais. Então o critério é só acessar lá o plano nacional de imunização e ler lá quais são as idades, quais são as profissões, é isso que nós estamos seguindo. Se pode ser melhorado, nós teremos o prazer, a honra, de receber as sugestões dos senhores vereadores, que nós não recebemos ainda.

 

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ATENÇÃO: Dê preferência em utilizar sua conta do Facebook ou Google para comentar. Comentários com cinco descutidas serão submetidos a moderação. Para denunciar um comentário, clique na bandeira vermelha.
Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.