Vereadores estudantis tomam posse na Câmara Municipal de Patos de Minas

Durante Reunião Ordinária, os integrantes do Parlamento Jovem 2018 foram empossados e vão vivenciar a rotina parlamentar como Vereadores estudantis.

Compartilhe!

Foto: Divulgação (Câmara Municipal de Patos de Minas)

O Presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vereador Francisco Carlos Frechiani, empossou, durante Reunião Ordinária dessa quinta-feira (21/06), os 17 Vereadores estudantis integrantes do Parlamento Jovem de 2018.

Além dos Parlamentares patenses, a cerimônia contou com a presença, na Mesa de Honra, do Assessor Institucional e Ouvidor Geral do Município, Milton Romero Rocha Sousa, representando o Poder Executivo Municipal. Membros das escolas do Município bem como amigos e familiares lotaram a galeria do plenário, para prestigiar a posse dos jovens parlamentares que vivenciarão a rotina de trabalho de um vereador nos próximos meses.

Em Patos de Minas, o Parlamento Jovem está sob a coordenação da Comissão de Participação Popular, integrada pelos Vereadores Lásaro Borges de Oliveira (Presidente), João Batista Gonçalves – Cabo Batista e Paulo Augusto Corrêa – Paulinho do Sintrasp, e tem como suplentes os Vereadores David Antônio Sanches – David Balla e Sebastião de Sousa Almeida – Tião Mariano.

Ato de Posse

Um de cada vez, os 17 Vereadores estudantis foram à frente no parlatório, momento em que prestaram o seu compromisso e assinaram o termo de posse. Já empossados, o Presidente Francisco Frechiani anunciou a seguinte composição da Mesa Diretora, realizada previamente entre os próprios estudantes:

  • Presidente: Emily Rayelle de Oliveira Silva;
  • 1ª Vice-Presidente: Marilia Gabriela da Silva Correa;
  • 2ª Vice-presidente: Bruna Caetano da Silva;
  • 1º Secretário: Marcos Antônio Pereira da Silva;
  • 2ª Secretária: Dyovanna Cristina Passos Ferreira.

Pronunciamentos

Na oportunidade, a Presidente da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, Emily Rayelle de Oliveira Silva, da EE Deiró Eunápio Borges, discursou sobre a sua satisfação e dos demais estudantes de fazer parte desse projeto e sobre as atividades que irão desenvolver durante o programa.

Na sequência, representando o Executivo Municipal, Milton Romero Rocha Sousa fez uso da palavra para explanar sobre a importância do Parlamento Jovem na formação de jovens na política e discorreu brevemente sobre sua experiência na fundação da Escola do Legislativo, como primeiro diretor.

Por fim, em nome da Comissão de Participação Popular, a Vereadora Maria Beatriz de Castro Alves Savassi desejou sorte aos recém-empossados e falou da importância da participação dos jovens na política atual.

Veja a lista com os nomes dos membros oficiais do Parlamento Jovem 2018:

1 –       Bruna Caetano da Silva, da Escola Estadual Santa Terezinha;

2 –       Camila Natalia Pereira Nascimentoda Escola Estadual Dona Guiomar de Melo;

3 –       Dyovanna Cristina Passos Ferreira, do Colégio Fonseca Rodrigues;

4 –       Emily Rayelle de Oliveira Silvada Escola Estadual Deiró Eunápio Borges;

5 –       Erika Santos de Camargosda Escola Estadual Marcolino de Barros;

6 –       Gustavo de Paula Santosda Escola Municipal Prefeito Jaques Corrêa da Costa;

7 –       Júlia Cristina Pereira Dias, da Escola Estadual Adelaide Maciel;

8 –       Marcos Antônio Pereira da Silvada Escola Estadual Doutor Paulo Borges;

9 –       Maria Eduarda da Silvada Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco;

10 –    Maria Eduarda Resende Cruzdo Colégio Fonseca Rodrigues;

11 –    Marilia Gabriela da Silva Correada Escola Estadual Santa Terezinha;

12 –    Mateus Vitor da Silva, da Escola Municipal Prefeito Jacques Correa da Costa;

13 –    Otavio Amorim Costado Colégio Marista;

14 –    Pablo Tavares de Freitas, da Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco;

15 –    Rafaela Aparecida Pereira Limada Escola Estadual Doutor Paulo Borges;

16 –    Sthael Sthéfany Silva, do Colégio Marista;

17 –    Sthéfany Fernandes dos Reisda Escola Estadual Marcolino de Barros.

O Projeto

Instituído pela Resolução da Câmara Municipal nº 266, de 11 de julho de 2011, originada de Projeto de Resolução de autoria do ex-Vereador Sílvio Gomes de Deus, o Parlamento Jovem é um projeto de participação dos alunos regularmente matriculados e frequentes nos últimos anos de escolaridade do ensino fundamental e em todos os anos de escolaridade do ensino médio, escolhidos em processo eleitoral, realizado sob a responsabilidade dos estabelecimentos de ensino integrantes da rede pública e particular.

O Projeto tem por objetivo geral incentivar a comunidade estudantil a se organizar como sociedade civil e participar da vida política da cidade de Patos de Minas e do país. A composição do Parlamento Jovem compreende todos os alunos escolhidos pela Comissão de Participação Popular juntamente com a direção das escolas. Dessa forma, tanto os titulares empossados quanto os suplentes fazem parte do projeto e participarão de todas as atividades desenvolvidas no âmbito da Câmara Municipal.

Fonte: ASCOM (Legislativo de Patos de Minas)

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.