Cabeçalho

Vereadores entregam Título de Cidadão Patense a personalidades de Patos de Minas

A mais alta honraria do Legislativo Municipal foi concedida a pessoas não nascidas em Patos de Minas, que adotaram o Município e nele se destacam, gerando desenvolvimento e mais qualidade de vida à comunidade


Em comemoração do aniversário de 132 anos de Patos de Minas, celebrado no dia 24 de  maio, a Câmara Municipal de Patos de Minas outorgou, durante sessão solene realizada nessa terça-feira (21/5), no Salão do Júri do Unipam, o Título Honorífico de Cidadão Patense a personalidades não nascidas em Patos de Minas, que adotaram o Município, gerando desenvolvimento e mais qualidade de vida à comunidade.

Foram homenageados: Adão Nides Cardoso da Cruz, Adelino Fernandes da Silva, Afonso Seny de Oliveira, Alessandro Reis, Anderson Afonso, Bruno Bernardes de Andrade, Cézar Augusto de Lima, Eduardo Eugênio Ferreira, Eliana Bittencourt de Castro Teixeira, Jeferson Carreira Garcia de Oliveira, Júlio Alves Caixêta Júnior, Laurindo Ferreira da Costa, Mateus Nascimento Avelar, Raimundo Pinheiro Souza Filho, Saulo de Deus Vieira e Vanessa Lilian Bernardes. Os agraciados Jarbas Soares Júnior, Jair Messias Bolsonaro e Henrique Carivaldo de Miranda Neto não puderam comparecer à cerimônia e receberão o diploma em outra oportunidade.

O Título Honorífico de Cidadão Patense constitui a mais alta honraria concedida ao cidadão pela Câmara Municipal, com notório reconhecimento histórico e cultural, motivo pelo qual é celebrado na semana do aniversário de Patos de Minas e da realização da Festa Nacional do Milho – Fenamilho.

Na oportunidade, 16 (dezesseis) personalidades receberam o título honorário, ao passo que 3 (três) agraciados não puderam comparecer e receberão o diploma em outra oportunidade. “É com muito orgulho e alegria que hoje comemoramos a honrosa filiação de personalidades que somam e edificam a nossa querida Patos de Minas”, destacou o vereador-presidente, Gladston Gabriel.

A cerimônia foi dignificada com a presença de familiares e amigos dos homenageados, além de autoridade e a imprensa local. Compondo a Mesa de Honra, estiveram presentes a vice-prefeita de Patos de Minas, Sandra Cristina Gomes da Silva, representando o Executivo Municipal, e a comandante da 10ª Região de Polícia Militar, tenente-coronel Marisa Cunha Nunes Rios. A sessão solene também foi abrilhantada com a participação da Banda de Música da 10ª Região de Polícia Militar, importante patrimônio cultural de Patos de Minas, que executou um clássico repertório durante o evento, além dos hinos Nacional e a Patos de Minas.

Sob fortes aplausos, Patos de Minas ganhou, oficialmente, filhos e filhas que deram a sua contribuição para que nosso município seja cada vez melhor um lugar de se viver. E os pronunciamentos da noite reforçaram a importância da honraria e dos condecorados.

A vice-prefeita, Sandra Gomes, citou grandes potenciais existentes em Patos de Minas, como cidade polo da região, tais como a pecuária, artesanato, genética suína, café, hotelaria, entre outras, destacando, sobretudo, que “o que Patos de Minas tem de melhor são as pessoas de alma nobre e generosa”.

O agraciado Anderson Afonso discursou como representante dos homenageados, momento em que agradeceu pela honraria e destacou o seu amor e gratidão pelo acolhimento recebido de Patos de Minas. Na ocasião, Anderson contou partes de sua história, proferiu vários agradecimentos e sublinhou a felicidade de todos os agraciados em receberem o título de Cidadão honorário de Patos de Minas.

Encerrando a fase de pronunciamentos, o vereador Nivaldo Tavares dos Santos pronunciou-se como orador oficial da solenidade, em nome do Poder Legislativo de Patos de Minas. Para o parlamentar, a melhor palavra para expressar o agradecimento aos homenageados é a gratidão. “Gratidão por terem escolhido Patos de Minas para morar, trabalhar, construir suas famílias e, com isso, agregando valores a nossa cidade”, destacou. E, ao encerrar o discurso, o vereador citou a passagem bíblica de Provérbios 16:3, qual seja: “Consagre ao Senhor tudo o que você faz e seus planos serão bem sucedidos”.

BIOGRAFIA DOS AGRACIADOS

Adão Nides Cardoso da Cruz.

Autor da homenagem: vereador Gladston Gabriel da Silva. 

Nascido em São Francisco, Minas Gerais, filho de Virgílio Ramos da Cruz e Antônia Cardoso do Vale, Adão Nides Cardoso da Cruz tem 4 irmãos e, devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela família, foi criado, dos 12 anos até os 21 anos, pelos padrinhos Maria e Joaquim, por quem tem grande estima. Durante esse período, ele trabalhou na fazenda dos padrinhos, onde desenvolveu uma forte ética de trabalho e habilidades no campo.

Até a quarta série do ensino primário, o homenageado estudou no Grupo Escolar Joãozinho de Caxias. Aos 21 anos, em busca de melhores oportunidades, veio para Patos de Minas e aqui começou a trabalhar na Empresa Rações Patense, onde iniciou suas atividades lavando barrigada, no entanto, com muita dedicação e esforço, foi crescendo dentro da empresa. Hoje, Adão atua como mecânico industrial e tem uma trajetória marcada por um acidente de trabalho, no qual perdeu parte do pé, no entanto, apesar dessa adversidade, recebeu uma prótese de seu patrão Clênio, não se deixou abater, e, demonstrando grande resiliência, deu início a uma nova fase em sua vida, tornando-se um atleta de ciclismo do Pedalando Na Conquista (PNC).

Enfim, com a capacidade de enfrentar os desafios e transformar dificuldades em oportunidade, a história de Adão é um exemplo inspirador de superação e determinação, e reflete sua força de caráter e dedicação. Portanto, além de ser um profissional respeitado, o homenageado é também um exemplo de motivação no esporte, mostrando que, com coragem e perseverança, é possível superar qualquer obstáculo. Por tudo isso, Adão Nides Cardoso da Cruz é ilustre merecedor desta homenagem de Título Honorífico de Cidadão Patense que ora recebe.

Adelino Fernandes da Silva

Autor da homenagem: vereador Vicente de Paula Sousa. 

Natural de Lagoa Formosa, nascido em uma família humilde e trabalhadora, Adelino Fernandes da Silva é filho de Adelino Fernandes Carneiro e Rosária Fernandes da Silva e casou-se com Edite, com quem tem 2 filhos: Caroline e Paulo Henrique.

Em 1978, com apenas 19 anos, Adelino decidiu vir para Patos de Minas e aqui conquistar uma vida melhor. Nesse mesmo ano, ele adquiriu seu primeiro negócio, fundando a Feira Real, situada na Avenida Paranaíba com Rua Dona Luiza. Dois anos depois, mudou-se para a Rua Professora Zélia, próximo à antiga Cadeia, onde a feira permaneceu até meados dos anos 2000, quando, após muita luta e superação de inúmeras dificuldades para manter o comércio em funcionamento, transferiu-se para o atual endereço, na Rua Ildefonso Bernardes, com o nome comercial Sacolão Ideal.

E, neste ano de 2024, o homenageado completou 46 anos de dedicação exclusiva ao trabalho no ramo de hortifruti, com uma vida de hombridade e honestidade, buscando sempre oferecer produtos de qualidade a seus clientes, e se sentindo honrado em continuar contribuindo com seu trabalho e legado para o crescimento da cidade de Patos de Minas. Por tudo isso, Adelino Fernandes da Silva faz jus ao honroso título de Cidadão Patense.

Afonso Seny de Oliveira

Autor da homenagem: vereador Itamar André dos Santos 

Nascido no Distrito de São Pedro da Ponte Firme, em Presidente Olegário, Afonso Seny de Oliveira é filho de Eni Dias de Oliveira e Maria de Lourdes Oliveira, casado com Miriam Simone Castro Oliveira e pai de Ruanne Simone Oliveira e Dhara Seny de Oliveira.

Com apenas 14 anos, Afonso escolheu Patos de Minas como seu novo lar, vindo para nossa cidade com o objetivo de se dedicar aos estudos e ao trabalho. Em seu primeiro emprego, exerceu a função de guarda-volumes e despachos no Terminal Rodoviário. E a partir daí, trabalhou em outros vários seguimentos nos ramos de papelaria, mercearia e no próprio Mercado Municipal. Seus esforços renderam frutos, e, foi dessa forma que se tornou gerente administrativo em uma empresa de revendas de aquecedor solar, piscinas, dentre outros, trabalho que exerceu até o ano de 1991 e que lhe rendeu excelente experiência, tornando-se, em 1992, proprietário da empresa em que trabalhava. Com tamanho sucesso, já, em 1994, ampliou seu negócio, agregando-o ao ramo da Indústria de Toldos e Coberturas.

E, assim, a empresa “Toldos e Companhia” está no mercado há 30 anos, e é referência na área, acrescentando ao mercado patense não apenas uma tradição, mas emprego e renda aos muitos funcionários que trabalham e já trabalharam em sua empresa. Portanto, além exercer um importante papel na sociedade como empreendedor, Afonso Seny de Oliveira, como um cidadão célebre que confere ao nosso município os sinônimos de prosperidade e acolhimento, é grande merecedor desta homenagem de Título Honorífico de Cidadão Patense.

Alessandro Reis

Autor da homenagem: vereador João Batista Gonçalves – Cabo Batista.

Natural de Campo Belo, sul de Minas Gerais, Alessandro Reis é filho de Antônio de Pádua Reis e Maria do Rosário Reis, passou sua infância e adolescência na sua cidade natal, até que se mudou para Vassouras para cursar medicina, onde formou-se em 1997, e, depois, seguiu para Belo Horizonte a fim de cursar residência em Cardiologia no Hospital Pontocor.

Em Belo Horizonte, casou-se com Juliana Ribeiro Gouveia Reis, e, após 2 anos, seguiram para a cidade de Unaí, onde atuou como médico cardiologista no Hospital Santa Mônica. Em 2005, atendendo convite para atuar em um serviço de Cardiologia em nosso município, o homenageado veio para Patos de Minas e aqui mora desde então. Em nossa cidade, atuou, como médico no Hospital São Lucas, plantonista da UPA e plantonista do Hospital Regional

Antônio Dias. Em 2010, iniciou carreira docente, como professor no Unipam. Em 2017, dedicou-se ao mestrado, quando obteve o título de Mestre em Promoção de Saúde, pela Universidade de Franca. E, de 2021-2023, atuou como diretor clínico no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas.

Enfim, médico, esposo de Juliana Gouveia, pai de Gabriela e Pedro Henrique, torcedor assíduo do Atlético Mineiro e homem de fé, que busca constantemente viver de acordo com os ensinamentos de Deus e agir com bondade para com os outros. Dr. Alessandro é, atualmente, cardiologista no SUS, na atenção secundária, ambulatório de cardiologia, cardiologista no IMAC e Instituto Pró-vida. Portanto, exemplo de cidadão que tanto contribui para o Município de Patos de Minas, especialmente na área da Saúde, Dr. Alessandro Reis recebe esta merecida honraria de Cidadão Patense.

Anderson Afonso

Autor da homenagem: vereador Wanderlei Rodrigues Resende – Professor Delei

Nascido em Uberaba, Anderson Afonso, filho de Edevar Afonso e Maria de Lourdes Ferreira Afonso, é casado com Ellen Cristina Machado Rodrigues Afonso, pai de Maria Clara Rodrigues Afonso e Luís Otávio Rodrigues Afonso.

Graduado em medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Dr. Anderson é residente em Patos de Minas desde janeiro de 2007, fez residência médica em ginecologia e obstetrícia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, e pós-graduação em medicina fetal e ultrassonografia pela fundação de Medicina Fetal Latino Americana. Atualmente presidente da Unimed Patos de Minas, ele atua como médico ginecologista, obstetra e ultrassonografista na Clínica da Mulher e Hospital Imaculada Conceição, além de médico efetivo cirurgião ginecológico e ultrassonografista na Fhemig, Hospital Regional de Patos de Minas, e de docente do curso de medicina do Unipam.

E, como forma de reconhecimento da população por seus relevantes serviços prestados ao nosso município, sobretudo na área da saúde, Dr. Anderson Afonso está sendo condecorado com esta merecida honraria de Título Honorífico de Cidadão Patense.

Bruno Bernardes de Andrade

Autor da homenagem: vereador José Eustáquio de Faria Junior.

 Natural do Rio de Janeiro, Bruno Bernardes de Andrade é filho de José Luiz Almeida de Andrade e morou no tradicional Bairro da Tijuca, onde viveu até os 21 anos de idade. Conhecido como pai da Paula; marido da Leley; prof. Bruno; Bruno da Credicopa; Berí; Juca da missa das crianças da catedral de Santo Antônio; Bruno carioca ou simplesmente Bruno, o homenageado é flamenguista, apaixonado por futebol, atleta amador de futebol de salão e campeão carioca e brasileiro pelo Grajaú Country Clube.

Ele iniciou sua vida profissional como vendedor de locadora de vídeo aos 15 anos de idade; cursou, por 2 anos, Engenharia de Computação na Universidade Veiga de Almeida; concluiu o curso de Agronomia na Universidade Federal de Viçosa; aventurou-se na produção de coco no sertão do Ceará; abriu, junto com 2 colegas de faculdade, uma empresa no Vale do Jequitinhonha para desenvolver projetos agropecuários para produtores rurais das regiões Nordeste e Leste de Minas; atuou como supervisor de vendas de fertilizante em Montes Claros; chegou em Patos de Minas como vendedor de adubo em 2002; trabalhou, como gerente de agronegócios do Sicoob Credicopa, e, em junho de 2007, casou-se com a patense Gisley, o grande amor de sua vida, com quem hoje tem a filha Paula.

Atualmente, o homenageado é mestre e doutor em Agronomia, faz parte do corpo docente do Unipam, lecionando para os cursos de graduação em Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, e já tendo orientado mais de 40 alunos de graduação e pós-graduação em suas pesquisas de iniciação científica e de trabalhos de conclusão de curso. Por tudo isso, Bruno Bernardes de Andrade está sendo condecorado com esta honraria a que tanto faz jus: Cidadão Patense.

Cézar Augusto de Lima

Autor da homenagem: vereador Ezequiel Macedo Galvão 

Nascido em Rio Paranaíba, Cézar Augusto de Lima, filho de Augusto José Filho e Maria Abadia de Lima, veio de uma família muito humilde, tem 6 irmãos, 1 irmã em memória, é casado com Maria Vanes Gomes de Lima, com quem tem o filho Kaike Cezar e de quem foi presenteado com duas filhas do coração, Ana Flávia e Giovana Gomes de Lima; e dois netos do coração, Arthur e Davi Lucas.

Pós-graduado em Controladoria, graduado em Educação Física e em Ciências Contábeis, e sempre muito focado em alcançar seus objetivos profissionais, Cézar, aprovado em concurso público, exerceu o cargo de confiança de ordenador de despesas em Rio Paranaíba. Depois, em Patrocínio, tornou-se bancário, e, em 2006, solicitou a transferência para Patos de Minas. Aqui, foi muito bem atendido, recebido e acolhido, e foi adquirindo conhecimentos e vários vínculos, de tal modo que, a cada dia que se passava, apegava-se mais por, segundo ele, esta cidade maravilhosa. E, assim, Cézar trabalhou como bancário até 2016, entrando, em 2018, na área de consultoria técnica pela empresa Volkswagem Caminhões e Ônibus, onde trabalhou até o ano de 2022. Logo após, foi convidado a prestar seus serviços na mesma função de consultor técnico para empresa Volvo, na qual está trabalhando até os dias atuais.

Dessa forma, Cézar é muito grato a Deus e a sua família que sempre estiveram ao seu lado, prestando todo apoio; grato à cidade de Patos de Minas e ao seu povo, por tê-lo recebido tão bem, de forma amorosa e colhedora; e grato por todos que acreditaram em seu trabalho, quando chegou aqui neste município, proporcionando a ele alcançar seus objetivos e sonhos pessoais e profissionais. Por tudo disso, Cézar Augusto de Lima é um grande merecedor desta honrosa homenagem da Câmara Municipal de Título Honorifico de Cidadão Patense.

Eduardo Eugênio Ferreira

Autor da homenagem: vereador Daniel Amorim Gomes – Professor Daniel.

Natural de Cataguases – MG, Eduardo Eugênio Ferreira é filho de Vicente Ferreira da Costa Neto e Nivalda Eugênia da Costa, primogênito de 3 irmãs, casado com Marluce Ferreira; pai de 2 filhos consanguíneos, Marcelo e Amanda, e de uma filha adotiva, Claudinea; e avô de Yanka, Bruna, Pedro e Isaac. Aos 14 anos, ele começou a trabalhar na extinta Delegacia Fiscal do Estado de Minas Gerais, como menor aprendiz. Depois, trabalhou como engraxate e como funcionário em oficina de conserto de veículos, em lojas de roupas e em escritório de contabilidade.

Graduado em Direito, com curso técnico em Contabilidade, e pós-graduado em Gestão Estratégica, Eduardo trabalhou como funcionário concursado no Banco do Brasil, nas cidades de Resplendor, Governador Valadares, Divinópolis, São João Del Rei e Patos de Minas, exercendo diversos cargos, como caixa executivo, subgerente, assistente de supervisor, supervisor, chefe adjunto e chefe de Centro de Processamento de Dados; integrou o Conselho Regional de Contabilidade de Governador Valadares, reside em Patos de Minas desde 1997, afastou-se do Banco do Brasil por aposentadoria em 2004, trabalhando, logo após, como advogado; e presta trabalho voluntário desde 1996 na Casa da Sopa Tia Euzápia, da qual, atualmente, exerce o cargo de presidente. Além disso, formado em “Terapia Comunitária Integrativa” e pós-graduado em Dependência Química, Eduardo fez diversos cursos na área, integrou os conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Assistência Social e de Antidrogas; participou de Congresso Internacional sobre Drogas; e atuou como terapeuta comunitário e consultor da Comunidade Terapêutica Nova Vida.

Enfim, ser humano admirável por sua conduta de servir ao próximo e seguidor dos ensinamentos do Cristo, Eduardo tem pela cidade de Patos de Minas um imenso amor e gratidão, e, desde a chegada a essa cidade, foi acolhido com carinho, sendo um exemplo para todos que o conhecem. Por tudo isso, Eduardo Eugênio Ferreira está sendo orgulhosamente homenageado com o merecido Título Honorífico de Cidadão Patense.

Eliana Bittencourt de Castro Teixeira

Autor da homenagem: vereador Vitor Porto Fonseca Gonçalves.

 Nascida em Ilhéus no sul do estado da Bahia, com 8 irmãos e filha de Manoel Miled e Julieta Bittencourt, Eliana Bittencourt de Castro Teixeira é casada com Milton Roberto de Castro Teixeira e tem uma filha, Gabriela Bittencourt de Castro Teixeira.

Pessoa, alegre, amiga e amante de viagens, a homenageada desenvolve um trabalho social na Casa de Sopa tia Euzápia, no qual se realiza muito. Além disso, formada em Letras, com bacharelado em Inglês/Português e pósgraduada em Gestão Empresarial, Eliana trabalhou em instituição financeira, no IBGE e no Instituto de Seguridade Social da Universidade Federal de Viçosa; veio para Patos de Minas, em 1986, com seu esposo Milton, e, no mesmo ano, juntamente com o cunhado Marcelo Antônio de Castro Teixeira, assumiram a primeira loja do Grupo Polaina. Assim, durante esses mais de 30 anos, o Grupo Polaina, do qual também fazem parte a sua filha Gabriela e a esposa do Marcelo, Marli Mota de Castro Teixeira, veio, com muita dedicação e trabalho, crescendo e se expandindo, sempre com a missão de possibilitar, com o máximo de eficiência, o acesso a calçados e bolsas, calçados infantis e acessórios a toda Patos e Região, de tal forma que as lojas do Grupo Polaina estão em constante modernização para antecipar as maiores tendências de moda e contam com uma equipe treinada e motivada, composta por 40 colaboradores, assim como com produtos exclusivos, de marcas conceituadas, e é responsável por 34  empregos diretos em nossa cidade.

Portanto, como forma de reconhecimento da população patense pela sua célebre e notável contribuição ao nosso município, Eliana Bittencourt de Castro Teixeira está sendo condecorada com esta merecida honraria de Título Honorífico de Cidadã Patense.

Jeferson Carreira Garcia de Oliveira

Autor da homenagem: vereador Wanderlei Rodrigues Resende – Professor Delei 

Nascido no Rio de Janeiro, Jeferson Carreira Garcia de Oliveira é filho de Jorge Garcia de Oliveira e Lana Glória Carreira de Oliveira, irmão de Lucélia e Letícia Carreira, casado com Lígia, e pai de 2 filhos, Jonathan e Lavignia de Oliveira Carreira.

Graduado em Geografia e em Tecnologia em Gestão Pública; pósgraduado em História do Brasil e em Chefia e Liderança; fluente em Espanhol e em Italiano; e com ingresso nas fileiras do Exército em 2 de fevereiro de 1998, como aluno do Curso de Formação de Sargentos, na Escola de Sargentos das Armas, em Três Corações, ele foi promovido a graduação de 3° Sargento nessa organização militar, e já exerceu as seguintes funções: chefe de Unidade de Tiro de Míssil, em Recife; instrutor da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, auxiliar da Seção de Inteligência no 1º Grupo de Artilharia Antiaérea e instrutor do Curso de Formação de Sargentos, no Rio de Janeiro; auxiliar da Seção de Operações do 6º Grupo de Artilharia de Campanha, no Rio Grande; auxiliar de Gabinete do Comandante da 23ª Brigada de Selva, em Marabá, no estado do Pará; adjunto de Comando do 32º Grupo de Artilharia de Campanha, em Brasília, e, no dia 1º de junho de 2020 foi promovido à graduação de Subtenente.

Além disso, o homenageado fez inúmeros cursos e estágios militares, incluindo Operador de Alvo Aéreo; Especialização em Artilharia de Costa e Antiaérea; Combate a Incêndio; Operador de Radar e Direção de Tiro; Adaptação a Vida na Selva; Manobras de Combate e Avarias de Aeronave; Comunicação Social; Resgate e Socorro em Áreas de Difícil Acesso, dentre outros; e já foi homenageado com Medalha Militar de Bronze, de Prata e Ouro; Medalha Corpo de Tropa de Bronze e de Prata; Medalha do Serviço Amazônico de Bronze e de Prata; Medalha Sangue de Heróis; Medalha Marechal Osório – O Legendário; e Medalha Marechal Trompowsky, com passador de Prata. Por tudo isso, o subtenente Jeferson Carreira Garcia de Oliveira faz jus a esta homenagem de Cidadão Patense.

Júlio Alves Caixêta Júnior (homenagem de 2023)

Autor da homenagem: vereador Vitor Porto Fonseca Gonçalves 

Natural de Lagamar, Júlio Alves Caixêta Júnior é filho de Ana Maria Pereira Caixêta e Júlio Alves Caixêta, irmão de Lázaro, veio para Patos de Minas em 2001, e, desde criança, tinha o sonho de ser advogado e professor.

Devoto de Nossa Senhora da Lapa, graduado em Direito, mestre em Educação, especializado em Direito Processual Civil, em Direito de Família e Sucessões e em Direito e Processo do Trabalho, o homenageado iniciou sua carreira jurídica em 20 de janeiro de 2011, no escritório Caixêta Advocacia e Assessoria Jurídica; foi aprovado em concurso para a cadeira de Direito Civil e

Processo Civil da Faculdade Patos de Minas – FPM, onde leciona até hoje; nomeado, na 45ª Subseção OAB, presidente da Comissão OAB Jovem em 2013; diretor subseccional em 2016; conselheiro subseccional e membro, entre 2019 a 2024, das comissões OAB na Escola; OAB Solidária; Direito do Consumidor Direito Difuso/Coletivo; Exame de Ordem; Civil e Processo Civil e Direitos Humanos; bem como atuou como mediador e conciliador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e como assessor jurídico do Município de Lagamar.

Atualmente, Júlio Alves Caixêta Júnior é professor universitário, conselheiro da 45ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, escritor de livros na área da Educação e na área Jurídica, com publicação de 13 livros na área de Direito Ambiental, de Educação, Direito Eleitoral, Direito Penal e Direito Constitucional, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família; coordenador e professor de Prática Real do Núcleo de Prática Jurídica “Desembargador Pedro Bernardes” do Centro de Ensino Superior de São Gotardo; sócio-proprietário do escritório de advocacia Caixêta e Braga Sociedade de Advogados; assessor parlamentar da Câmara Municipal de Lagamar; advogado atuante e pesquisador na área educacional do ensino superior em Patos de Minas. Por tudo isso, Júlio Alves Caixêta Júnior está sendo condecorado  com o título honorífico a que tanto faz jus: Cidadão Patense.

Laurindo Ferreira da Costa

Autor da homenagem: vereador Bartolomeu Ferreira Ribeiro.

Nascido em Lagoa Formosa, filho de João Ferreira Filho e Maria Josina Ferreira, Laurindo Ferreira da Costa, desde pequeno, ajudava os pais na fazenda como lavrador, juntamente com seus 2 irmãos. Aos 20 anos, conheceu Edna Maria Andrade Ferreira, com quem se casou em 1989 e tem 2 filhos, Márcio Douglas e Bruno, e 4 netos, Inácio, Helena, Manuela e Júlia.

Em 1991, vieram para Patos de Minas, com a perspectiva de uma vida melhor, trabalhando, de 1991 a 1993, no ramo de fabricação e venda de salgados manual. Após esse período, resolveram parar de fabricar salgados e abrir um bar, no qual ficaram até 2009, voltando, assim, para o sonho antigo, a fabricação de salgados manual. Dessa forma, Laurindo e Edna, reiniciaram a produção de salgados na varanda de casa, dedicando-se, durante noites de trabalho árduo, para conseguirem atender a demanda que aumentava a cada dia mais, época em que, juntamente com os filhos Márcio e Bruno, iam de bicicleta e moto, de porta em porta, oferecer os salgados. Com o aumento da produção, conseguiram, em 2012, comprar um lote e construir a tal sonhada fábrica. Dessa forma, em 17 de janeiro 2013, nascia a LE Salgados, marcando um momento inesquecível e de muita emoção.

Desde então, o homenageado, juntamente com Edna e seus filhos, gerenciam a fábrica, e Laurindo, além de ser querido e amigo de todos seus colaboradores, faz questão de acompanhar todos os processos de produção da fábrica, na qual, nesses anos, já se somam mais de 50 colaboradores, atendendo a mais de 55 cidades, com clientes fiéis. Por todos esses motivos, Laurindo Ferreira da Costa faz jus a esta honraria de Título Honorífico de Cidadão Patense.

Mateus Nascimento Avelar

Autor da homenagem: vereador Ivanir Rosa de Oliveira – Ivan Rosa.

 Natural de Paracatu, Mateus Nascimento Avelar, filho de José Alves de Avelar e Ivanete Mendes do Nascimento Avelar, tem os irmãos Cândida Nascimento Avelar e Pedro Nascimento Avelar, é casado com Rafaela Borges da Silva Avelar e pai de Alice Borges Avelar.

Graduado em História e em Direito, Mateus, logo que concluiu o curso superior, já foi aprovado nos concursos públicos de advogado do Município de Paracatu, advogado do Estado de Minas Gerais e analista do Ministério Público de Minas Gerais, onde permaneceu por, aproximadamente, 8 anos, atuando nas áreas de saúde e meio ambiente. Em 2015, aprovado em concurso para o cargo de Defensor Público do Estado de Minas Gerais, tomou posse em setembro do mesmo ano e, seguindo os passos do conterrâneo e escritor Oliveira Mello, escolheu a Comarca de Patos de Minas, especialmente, pela famosa qualidade de vida que a nossa cidade oferece aos seus cidadãos e aos munícipes das adjacências. Assim, desde novembro de 2015, o homenageado assumiu o cargo de defensor público neste município, com atuação na área cível de urgência, concentrando-se nos pedidos judiciais de medicamentos, cirurgias, internações hospitalares, internações compulsórias, consultas e demais demandas nas áreas de saúde pública e privada, atuando, dessa forma, na busca da promoção dos direitos humanos e sociais e da dignidade humana. Além disso, Mateus é membro da Loja Maçônica Esforço e Trabalho nº 65 e do Capítulo Patos de Minas da Ordem DeMolay.

Portanto, pelo legado e contribuição à sociedade patense, por amar e escolher Patos de Minas para moradia e exercício da sua atividade profissional, entregando, por meio do seu ofício, excelentes resultados para a população, Dr. Mateus Nascimento Avelar, cidadão que muito contribui para o nosso município, fazendo história em Patos de Minas, faz jus a esta condecoração de Título Honorífico de Cidadão Patense.

Raimundo Pinheiro Souza Filho

Autor da homenagem: vereador Wilian de Campos

Nascido em Fortaleza, Ceará, filho de Raimundo Pinheiro de Souza e de Maria do Socorro Oliveira de Souza, casado com Carlúcia Caixeta Rocha Pinheiro, com quem tem 3 filhos, Lucas, Fernando e Rayslla, Raimundo Pinheiro Souza Filho teve sua infância e juventude marcadas pelos desafios da vida no sertão nordestino. Desde cedo, aprendeu o valor do trabalho duro e da resiliência, dedicando-se à agricultura em fazendas locais, onde plantava e colhia milho, feijão e algodão. No entanto, as dificuldades impostas pela seca e pela pobreza o levaram a buscar novas oportunidades.

Assim, aos 17 anos, o destino lhe sorriu, quando um conterrâneo já estabelecido em Patos de Minas o convidou para mudar para esta terra de possibilidades. Sem hesitar, Raimundo aceitou o desafio e chegou a Patos em 26 de julho de 1989, espantado com o clima frio e apaixonado pela rica culinária patense. O que ele pensava ser uma breve estadia tornou-se, na verdade, uma jornada de 35 anos de dedicação e amor por esta cidade. Foi aqui que ele começou modestamente na venda de enxovais porta a porta, logo expandiu seus horizontes e, em 1999, iniciou sua jornada no ramo automobilístico. Hoje, como proprietário da renomada empresa Ceará Automóveis, Raimundo não apenas alcançou o sucesso pessoal, mas também se tornou um exemplo de empreendedorismo e perseverança para toda a comunidade.

Hoje, Raimundo orgulha-se de oferecer oportunidades de emprego e crescimento profissional a muitos patenses, seguindo o exemplo daqueles que um dia lhe estenderam a mão quando chegou nesta cidade. Sua generosidade e dedicação não se limitam apenas aos seus negócios, mas se estendem também à sua comunidade e aos seus familiares no Ceará, a quem ele continua a apoiar e inspirar, inclusive, muitos de seus primos, sobrinhos e tios, por influência e ajuda dele, viraram paturebas. Portanto, Raimundo Pinheiro Souza Filho, um verdadeiro cidadão honorífico, cuja história de superação e sucesso é um legado para todos nós, é orgulhosamente ilustre merecedor desta honraria de Cidadão Patense.

Saulo de Deus Vieira

Autor da homenagem: vereador Mauri Sérgio Rodrigues – Mauri da JL

Natural de João Pinheiro, casado com Marluce Salvina dos Santos, pai de 3 filhos, Natalia, Barbara e Cicero, avô de 4 netos, Joaquim, Felipe, Matheus, Gustavo e Cecília, Saulo de Deus Vieira veio para Patos de Minas em 1972, e aqui trabalhou na Prefeitura Municipal, na Junta de Serviço Militar; na Solar Engenharia como Desenhista; e na Agroceres Nutrição Animal como coordenador administrativo de vendas.

Em 1989, Saulo iniciou como produtor rural na Granja Abelhas, em imóvel arrendado, e, em seguida, no ramo de suinocultura com 54 matrizes, conquistando, nos anos seguintes, a unidade própria e elevando a capacidade de produção; adquiriu, posteriormente, a Granja Patinhas; comprou, em 2002, a Granja Esperança, com 27,56 ha, passando a produzir mais 650 matrizes e 10 mil animais em produção; ingressou, como produtor de café, em uma área com 22 ha; adquiriu, logo depois, uma área junto à Granja Esperança de 30 ha, plantando mais 24 ha de área permanente de café, em uma propriedade com modernas instalações para secagem e armazenagem do produto; comprou, em 2009, a Fazenda Ribeirão da Mata de 40 ha, ingressando na Pecuária Bovina, na produção intensiva e extensiva, passando a comercializar em torno de 1500 animais anualmente; iniciou, em 2010, a atividade agrícola, com cerca de 700 ha entre milho, soja, sorgo e trigo, na Granja Patinhas, que conta com um maquinário próprio e de última geração, 3 silos graneleiros, capacidade para 152 mil sacas, e uma fábrica de rações que produz 8 toneladas/hora.

Em 2001, iniciou atividades na distribuição atacadista de carcaça suína e carcaça bovina, atendendo açougues, indústrias, pequenas e grandes redes de supermercados de Patos de Minas e região. No ano de 2014, incorporou um imóvel de 8 mil m/2, onde planeja instalar suas câmaras frias e implantar uma indústria de carnes e derivados. E, assim, o grupo conta hoje com 1.100 matrizes suínas, 20.000 animais em crescimentos, 1.300 rezes bovinas, plantio de 720 ha de lavoura temporária, 45 ha de lavoura permanente e gera cerca de 100 empregos diretos, contando com uma frota de 16 caminhões, além de suas máquinas e implementos agrícolas. Além disso, Saulo integra a Suinco Cooperativa de Suinocultores Ltda, como cooperado e diretor do conselho administrativo, fundou a Frigopatos Cooperativa do Alto Paranaíba, da qual foi presidente de 2013 a 2019, se mantendo como cooperado e estando à frente de todo o processo para finalização do projeto frigorífico para Patos de Minas e região, e, há 7 anos, participa de projetos sociais no Rotary Clube de Patos de Minas. Portanto, Saulo de Deus Vieira recebe o título honorífico a que tanto faz jus: Cidadão Patense.

Vanessa Lilian Bernardes

Autor da homenagem: vereador Nivaldo Tavares dos Santos.

Nascida em Tiros, vinda de família simples, tradicionalista e trabalhadora, filha de Maria Lúcia de Faria Bernardes e Wilson Iris Bernardes, irmã mais nova de Karolline, Winne e Taílla, Vanessa Lilian Bernardes teve boa parte da sua infância na fazenda dos avós, tios e padrinhos, onde se divertia com seus irmãos e primos; casou-se em 2021, com Rafael, e, atualmente, com 31 anos, está grávida de sua primeira filha, Rafaela.

Como a mãe Maria Lúcia era professora e precisava trabalhar para ajudar nas despesas de casa, ela levava a filha Vanessa para a escola desde cedo, e sempre dizia que queria criar os seus filhos em uma cidade maior, para que eles tivessem mais oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Assim, no dia 29 de janeiro de 1999, Vanessa veio junto com a família para Patos de Minas, morando, pela primeira vez na cidade, no Bairro Eldorado, e aqui estudando nas escolas “Deiró Eunápio Borges”, “Maria Inês Rubinger de Queiroz Rodrigues” e Escola “Estadual Professor Antônio Dias”.

Atualmente, enfermeira formada pelo Unipam, especialista em UTI, Urgência e Emergência pelo Hospital Regional Antônio Dias, onde trabalha desde 2017 no Centro Cirúrgico e em Saúde da Família, Vanessa também atua na Unidade de Saúde da Família Sebastião Amorim desde 2021, ama sua profissão e tem como hobby sair e viajar com amigos e família. E, nesta noite, como forma de reconhecimento da população por seus relevantes serviços prestados ao nosso município na área da Saúde, Vanessa Lilian Bernardes está sendo condecorada com o honorífico título de Cidadã Patense.

Caixa Clicável
COMENTE A REPORTAGEM
Clique e interaja no instagram...

NOTÍCIAS RELACIONADAS

COMPARTILHE!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.