Vereadores abrem processo contra Marquim das Bananas

Uma comissão de ética analisará a denúncia. No final haverá uma votação, sendo necessário dois terços dos votos para cassar o vereador.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

A Câmara Municipal de Patos de Minas analisou na tarde desta quinta-feira (05/08) o pedido de instauração de processo contra Marcos Antônio Rodrigues, conhecido como Marquim das Bananas, do Partido Social Democrático (PSD). A maioria dos vereadores votaram favoravelmente e foi nomeada uma comissão processante.

Marquim das Bananas foi alvo de uma denúncia protocolada por uma ex-assessora. Ela relatou que sofreu assédio enquanto trabalhava no gabinete do parlamentar.

O vereador Vitor Porto (CIDADANIA) leu o parecer da Procuradoria da Câmara que informou que foram entregues documentações e um pen-drive com supostas provas do fato. Também ficou estabelecido que não cabe a Câmara Municipal julgar o cometimento de crime, sendo papel exclusivo do judiciário, em consonância com a Polícia Civil e com o Ministério Público. Cabe ao legislativo, instaurar processo para investigar a conduta e se comprovado, submeter a votação o pedido de cassação. Para ser cassado, são necessários dois terços dos votos.

Na sessão desta quinta-feira (5) foi votado o pedido de abertura de processo. Foram 14 votos favoráveis, sendo que Mauri da JL (MDB) não participou da sessão e Marquim das Bananas (PSD), não vota. De acordo com o regimento, o presidente, Ezequiel Macedo (PP), só vota em caso de empate.

Na sequência, os vereadores sortearam os três membros para integrar a comissão processante sendo: Mauri da JL (MDB), José Eustáquio (PODEMOS) e Cabo Batista (CIDADANIA). O vereador Carlito (DEM) chegou a ser sorteado mas renunciou sob a alegação de ter parentesco com uma das partes.

Uma reunião foi marcada para sexta-feira (6). Nela será escolhido o presidente e o relator da comissão processante.

Assista a íntegra do trecho da Reunião Ordinária na qual os vereadores decidiram pela instauração do processo:

ENTENDA A ACUSAÇÃO

Segundo o boletim de ocorrência, registrado junto a Polícia Civil, uma ex-assessora parlamentar narrou que era tratada com falta de educação pelo vereador em público. No entanto, no particular, segundo a assessora, ele tentava conversar sobre intimidades. Ela afirmou que ao negar, Marquim das Bananas ficava bastante nervoso.

A jovem de 27 anos ainda informou que o parlamentar oferecia dinheiro e presentes e pedia para ver o corpo dela. A ex-assessora também disse que o vereador alegava que ninguém desconfiaria já que ele conhecia a família dela há bastante tempo.

O Patos Notícias procurou o vereador Marquim das Bananas. Ele afirmou, em nota, que determinou a exoneração da servidora e que confia na apuração das autoridades. Pediu ainda que a imprensa e a população não façam um julgamento antecipado. Leia a íntegra:

Aos amigos da imprensa e ao querido povo de Patos de Minas,

Sou um homem simples, de origem humilde que ao longo da vida tem procurado tratar a todos com carinho, humanidade e respeito.

Se o meu jeito de ser causou constrangimento em alguém , eu peço desculpas. Contudo, posso afirmar que jamais fui desleal ou quis me aproveitar de qualquer situação para trazer transtorno às pessoas que comigo convivem.

Desde de ontem a imprensa noticia que uma assessora do meu gabinete teria feito acusações envolvendo o meu nome. Não sei exatamente do que se trata, mas tenho plena confiança nas autoridades e sei que brevemente esse mal-entendido será superado e a verdade irá prevalecer.

Com a consciência tranquila me coloco à disposição dos meus pares e demais autoridades para prestar os esclarecimentos necessários.

Já determinei que as providências legais sejam tomadas para exonerar a servidora do meu gabinete.

Sigo trabalhando com mesmo entusiasmo, agradecendo o apoio dos amigos e pedindo que a imprensa e a opinião pública não façam nenhum julgamento antecipado.

Não irei me pronunciar acerca deste infortúnio até que tudo esteja definitivamente esclarecido.

“Amando o próximo e cuidando dele, vais percorrendo o teu caminho. Ajuda, portanto, aquele que tens ao lado enquanto caminhas neste mundo, e chegarás junto daquele com quem desejas permanecer para sempre”. Santo Agostinho

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.