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Patos de Minas

Vereador quer que COPASA instale "bloqueadores de ar" nos hidrômetros

A COPASA alega que já possui dispositivos que eliminam o ar da tubulação e que o cliente paga apenas pela água.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 16/05/2022 - 20:20 (atualizado 17/05 - 09:43)


Foto: Reprodução

Patos de Minas – O vereador José Luiz (PODEMOS) disse, nesta segunda-feira (16/05), que solicitou ao prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), a elaboração de um projeto de lei que obrigue a COPASA a instalar bloqueadores de ar nos hidrômetros.

O projeto foi solicitado ao executivo para que não haja vício de iniciativa, uma vez que o contrato está diretamente vinculado a prefeitura.

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Segundo o parlamentar, a passagem de ar pode elevar o preço da conta de água do consumidor. Ele citou o caso de Divinópolis, onde o executivo enviou um projeto e os vereadores aprovaram a instalação dos bloqueadores de ar.

Procurada pelo Patos Notícias, a COPASA informou que a rede já possui “ventosas” para expulsar o ar presente na tubulação. Também esclareceu que os clientes interessados podem adquirir, por conta própria, eliminadores de ar homologados pelo Inmetro. A instalação é feita pelos servidores da COPASA e deve ser agendada pelos canais de atendimento. Leia a nota na íntegra:

A Copasa informa que o sistema de abastecimento de água conta com ventosas na tubulação, dispositivos responsáveis por expulsar o ar, que pode entrar esporadicamente nas redes, durante esvaziamento e enchimento das mesmas, em decorrência da realização de serviços de manutenção ou reparo, portanto, a empresa cobra pela água que é consumida.

Caso o cliente tenha alguma dúvida em relação aos valores de suas faturas, deve entrar em contato com a Companhia. Após a análise do consumo e dos valores, a empresa dará retorno direto para o cliente da solução ou alternativas para mitigar a situação. As análises das faturas são feitas individualmente, uma vez que cada cliente tem seus hábitos de consumo e número de moradores no imóvel. Por isso, se faz necessária a manifestação individual e as tratativas também individualizadas.

A Copasa esclarece, ainda, que os clientes que desejarem são livres para fazer a aquisição de eliminadores de ar aprovados pelo Inmetro, e que, para sua instalação, podem entrar em contato com a Companhia para orientação e agendamento do serviço. A instalação desse equipamento deve ser feita somente pela Copasa.

Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: http://www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; Central de Atendimento “115” ou “0800 0300 115”. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção de feriados.

A COPASA foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que recomendou o rompimento do contrato. O prefeito nomeou uma comissão que analisa a documentação para verificar as possibilidades de rescisão.

O prefeito, Luís Eduardo Falcão, já se manifestou favorável ao rompimento, mas ressaltou que o processo poderá ser judicializado e por isso demorar.