Patos de Minas 

Vereador quer que COPASA instale "bloqueadores de ar" nos hidrômetros

A COPASA alega que já possui dispositivos que eliminam o ar da tubulação e que o cliente paga apenas pela água.

Compartilhe!

José Luiz COPASA Patos de Minas
Foto: Reprodução

Patos de Minas – O vereador José Luiz (PODEMOS) disse, nesta segunda-feira (16/05), que solicitou ao prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), a elaboração de um projeto de lei que obrigue a COPASA a instalar bloqueadores de ar nos hidrômetros.

O projeto foi solicitado ao executivo para que não haja vício de iniciativa, uma vez que o contrato está diretamente vinculado a prefeitura.

Segundo o parlamentar, a passagem de ar pode elevar o preço da conta de água do consumidor. Ele citou o caso de Divinópolis, onde o executivo enviou um projeto e os vereadores aprovaram a instalação dos bloqueadores de ar.

Procurada pelo Patos Notícias, a COPASA informou que a rede já possui “ventosas” para expulsar o ar presente na tubulação. Também esclareceu que os clientes interessados podem adquirir, por conta própria, eliminadores de ar homologados pelo Inmetro. A instalação é feita pelos servidores da COPASA e deve ser agendada pelos canais de atendimento. Leia a nota na íntegra:

A Copasa informa que o sistema de abastecimento de água conta com ventosas na tubulação, dispositivos responsáveis por expulsar o ar, que pode entrar esporadicamente nas redes, durante esvaziamento e enchimento das mesmas, em decorrência da realização de serviços de manutenção ou reparo, portanto, a empresa cobra pela água que é consumida.

Caso o cliente tenha alguma dúvida em relação aos valores de suas faturas, deve entrar em contato com a Companhia. Após a análise do consumo e dos valores, a empresa dará retorno direto para o cliente da solução ou alternativas para mitigar a situação. As análises das faturas são feitas individualmente, uma vez que cada cliente tem seus hábitos de consumo e número de moradores no imóvel. Por isso, se faz necessária a manifestação individual e as tratativas também individualizadas.

A Copasa esclarece, ainda, que os clientes que desejarem são livres para fazer a aquisição de eliminadores de ar aprovados pelo Inmetro, e que, para sua instalação, podem entrar em contato com a Companhia para orientação e agendamento do serviço. A instalação desse equipamento deve ser feita somente pela Copasa.

Os canais de relacionamento são gratuitos e funcionam 24 horas por dia. Site: http://www.copasa.com.br; aplicativo Copasa Digital; Central de Atendimento “115” ou “0800 0300 115”. Há ainda o WhatsApp da Copasa (31) 9 9770-7000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção de feriados.

A COPASA foi alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que recomendou o rompimento do contrato. O prefeito nomeou uma comissão que analisa a documentação para verificar as possibilidades de rescisão.

O prefeito, Luís Eduardo Falcão, já se manifestou favorável ao rompimento, mas ressaltou que o processo poderá ser judicializado e por isso demorar.

Compartilhe!

comentários

4 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Revoltado
17/05/2022 14:15

Não entendo essa copasa, deve ter não é só ar não, pois lá em casa são apenas duas pessoas, utilizamos agua da máquina para lavar o quintal e economizamos ao máximo e ainda vir um talão de 150,00 é dose.

Fiscal....
17/05/2022 12:24

Tem de arrumar um bloqueador lá Câmara dos vereadores tbm.

RICASOU SOUZA
16/05/2022 20:54

A copasa como empresa de água serve bem a cidade. O problema é a respeito do esgoto tratado

RICASOU SOUZA
16/05/2022 20:52

Acho que a maioria das pessoas não entendem por que o ar nos hidrômetro. Explicar rápido o ar é que faz a água se locomover subindo ruas/locais altos da cidade, caixas d’água nas casas e prédio. Então sem esse ar nos hidrômetros/ canalização não teremos água nas casas e etc.

Atualizado em 1 ano atrás por RICASOU SOUZA
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.