Vencedores dos concursos estaduais do café e do Queijo Minas Artesanal serão conhecidos no dia 14 de dezembro

Evento será virtual e pode ser acompanhado pelo Youtube da Emater-MG.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

No dia no 14 de dezembro, segunda-feira, serão conhecidos os vencedores das duas principais competições estaduais envolvendo produtores mineiros de queijo e café: o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal e o 17º Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais. O evento virtual será transmitido a partir das 16h30, pelo canal do Youtube da Emater-MG, promotora das duas competições. O link para acesso é o www.youtube.com/ematerminas.

O Melhor Queijo

Primeiro serão conhecidos os vencedores do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, edição especial pelos 300 anos de Minas Gerais. O julgamento com a escolha dos finalistas foi realizado no dia 25 de novembro por estudiosos da produção queijeira e por profissionais com ampla experiência na área.

Concorreram queijos produzidos nas regiões caracterizadas e reconhecidas como produtoras da iguaria. No total foram 185 queijos. Todos são legalizados, com inspeção municipal ou estadual.

Este ano, além do júri técnico, também foi eleito o melhor queijo por uma comissão formada por jornalistas. Eles avaliaram os 20 queijos finalistas selecionados pelos jurados técnicos.

O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é promovido todo ano pela Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com o objetivo de estimular a produção de queijos de qualidade, promover a divulgação entre consumidores e incentivar a legalização de queijarias.

Cafés campeões

Logo após o resultado da competição do Queijo Minas Artesanal, serão anunciados os ganhadores do 17º Concurso de Qualidade de Cafés de Minas Gerais. Participaram 1.792 amostras das quatro regiões produtoras: Cerrado Mineiro, Chapada de Minas, Matas de Minas e Sul de Minas.  O campeão estadual será o que obtiver a maior pontuação entre todos os concorrentes. O concurso também irá destacar os campeões regionais, além do café com maior nota produzido por uma cafeicultora.

Todos os cafés finalistas tiveram nota acima de 84 pontos (num total de 100), de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA). A lista dos classificados está disponível no site da Emater-MG: www.emater.mg.gov.br.

Promovido pelo Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o concurso de 2020 conta com o patrocínio da rede de supermercados Verdemar e do Sistema Sicoob, além da parceira  com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe).

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ATENÇÃO: Dê preferência em utilizar sua conta do Facebook ou Google para comentar. Comentários com cinco descutidas serão submetidos a moderação. Para denunciar um comentário, clique na bandeira vermelha.
Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.