Vandalismo, lixo e até fezes humanas: frequentadores cobram manutenção e segurança na Lagoa Grande

A COPASA e a Prefeitura Municipal são as responsáveis por "cuidar" do cartão postal.

Compartilhe!

Lagoa Grande - Patos de Minas
Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

Frequentadores da Lagoa Grande, cartão postal de Patos de Minas, denunciaram o abandono do local e cobraram manutenção e mais segurança.

Na manhã desta quarta-feira (04/11), nossa reportagem esteve na Lagoa Grande e flagrou vários problemas. Uma das passarelas da ilha está danificada, faltando uma tábua, o que pode provocar acidentes.

Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

A edificação, da ilha central, está abandonada. No interior encontramos sinais de  incêndio, vários resíduos (lixo) e até fezes humanas. Moradores apontam que usuários de drogas estão frequentado o local, sobretudo durante a madrugada.

Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

Próximo a rodoviária, existe uma base comunitária da Polícia Militar. Os frequentadores cobram que os PMs intensifiquem o patrulhamento na circunferência da lagoa, cerca de dois quilômetros.

A COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) é a responsável pela manutenção do espelho d’água. O Patos Notícias presenciou profissionais da empresa e de uma terceirizada fazendo a limpeza na manhã desta quarta-feira (04).

Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

Procurada, a assessoria de comunicação informou serão instaladas novas lixeiras. A respeito dos danos de caráter físico, a COPASA disse que não é a responsável por essa parte.

A Copasa informa que fornece, diariamente, cerca de um milhão de litros de água para manter o espelho d’água da Lagoa Grande, em Patos de Minas. Além disso, a empresa também, é responsável pelo serviço de jardinagem do cartão postal da cidade, que consiste na poda da grama, de árvores e do plantio de mudas de árvores, quando necessário.

A Companhia destaca que, a colaboração da população é fundamental para manter o local sempre limpo. Para isso, nos próximos dias, serão instaladas lixeiras no entorno da Lagoa Grande, para evitar que o lixo e os restos de comida sejam descartados em locais impróprio, podendo serem levados pelas chuvas ou vento para o espelho d’água.

A Copasa informa, ainda, que a limpeza, manutenção da casinha, parquinho, passarela e demais unidades, não são de responsabilidade da Companhia.

Foto: Igor Nunes (Patos Notícias)

Já a prefeitura de Patos de Minas, procurada pelo Patos Notícias, afirmou que aplicou recentemente microrrevestimento no asfalto da orla da Lagoa Grande com o intuito de “rejuvenescê-lo”. Sobre a retirada do lixo, informou que o serviço será realizado ainda nesta semana e comtemplará também a Lagoinha. Por outro lado, a prefeitura, até o momento, não se posicionou a respeito dos problemas na passarela e na edificação da ilha.

Em relação ao questionamento sobre manutenção da Lagoa Grande, a Prefeitura de Patos de Minas informa:

  • na semana passada, foi iniciada manutenção no local, primeiramente com a aplicação de microrrevestimento asfáltico na orla da lagoa. Esse tipo de trabalho sela as trincas do asfalto, impermeabilizando-o, o que evita a penetração de água. Dessa forma, o revestimento aplicado rejuvenesce o pavimento, prolongando sua vida útil.
  • a limpeza dos espelhos d’água da Lagoa Grande e da Lagoinha está prevista para esta semana. A retirada de lixo nesses locais é realizada constantemente, entretanto o acúmulo de sujeira nas duas reservas de água acontece especialmente devido ao descarte irregular de materiais. A chegada das chuvas é outro agravante, pois as enxurradas “carregam” o lixo descartado de forma inadequada para as lagoas.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.