Vacinados podem transmitir a COVID-19?

A resposta é SIM, cuidados como uso de máscara e distanciamento devem continuar.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A vacinação contra a COVID-19 avança em Patos de Minas. O município é um dos melhores no ranking estadual, com mais de 65% do público-alvo com ao menos a 1ª dose.

Após a vacinação surge uma dúvida: eu posso transmitir a COVID-19? A resposta é SIM. Mesmo imunizado, o indivíduo pode transmitir o novo coronavírus para outras pessoas, sendo fundamental a continuidade das medidas protetivas como o uso de máscara e o distanciamento social (no mínimo um metro e meio).

O médico inglês, Jonathan Van-Tam, em artigo publicado no jornal Sunday Telegraph, destacou que a imunização não evita a transmissão do vírus. “Mesmo depois de receber as duas doses da vacina, você ainda pode passar a Covid-19 a outra pessoa e as cadeias de transmissão continuarão acontecendo. Se você mudar seu comportamento, ainda poderá espalhar o vírus, manter o número de casos elevado e colocar em risco outras pessoas que também precisam da vacina, mas estão mais atrás na fila” afirmou ele.

Pessoas vacinadas também pode contrair a COVID-19, já que nenhum dos imunizantes, hoje disponíveis, possuem 100% de eficácia, contudo a chances de complicações são bastante reduzidas. Um exemplo é o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que mesmo vacinado, testou positivo para a COVID-19 na última quinta-feira (15/07). Ele contraiu a doença pela 1ª vez em agosto de 2020, se vacinou com a segunda dose em 4 de junho de 2021, mas foi reinfectado. Doria apresenta apenas sintomas leves e cumpre isolamento domiciliar.

Ainda segundo o médico inglês, Jonathan Van-Tam, a resposta imunológica, após a aplicação da primeira dose da vacina, começa a se desenvolver efetivamente a partir da terceira semana, sendo fundamental a segunda dose para completar o ciclo.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.