Vacinação em MG pode acelerar com a compra da Sputnik V

Governador Romeu Zema comemorou a aprovação da Anvisa para compra do imunizante; inicialmente. o Estado deverá adquirir até 428 mil doses.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Governo de Minas dará continuidade ao processo de importação da vacina russa Sputnik V. A autorização para a compra do imunizante foi concedida, em caráter excepcional, pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e comunicada ao Executivo nesta sexta-feira (2/7). Inicialmente, Minas deverá realizar a aquisição de até 428 mil doses do imunizante, o que permitirá importante avanço nesta que é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.

O governador Romeu Zema comemorou a aprovação da Anvisa para compra do imunizante. “A Anvisa autorizou a nossa solicitação de importação de 428 mil doses da vacina Sputnik. Mas, agora, o fundo soberano russo vai junto com a Seplag dar a data da entrega, que eu espero que seja o mais breve possível”, afirmou Zema.

Com a liberação, o Governo de Minas prosseguirá com os encaminhamentos para finalizar as negociações do contrato junto ao Fundo Soberano Russo. O quantitativo de doses pleiteado corresponde a imunização de 1% da população mineira, limite máximo estabelecido pela Anvisa.

O pedido de autorização para importação excepcional de doses da vacina Sputnik V foi oficializado pelo Estado no mês de junho. A negociação leva em consideração diversos pontos, como prazo estabelecido para entrega.

A importação da Sputnik V será realizada respeitando condicionantes e assinatura de Termo de Compromisso, para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2), nos termos da Lei nº 14.124/2021.

Imunização no Estado

Desde 18 de janeiro, quando teve início a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais, até o momento, 10.012.418 de doses do imunizante contra a covid-19 foram aplicadas nos mineiros, sendo 7.282.867 primeiras doses e 2.709.136 segundas doses. Além disso, foram 20.145 vacinados com a dose única da Janssen. Os dados são do Vacinômetro, painel disponibilizado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Nesta sexta-feira (2/7), as últimas 736.820 doses que chegaram ao estado esta semana foram distribuídas para as Unidades Regionais de Saúde (URSs) para, em seguida, serem entregues aos municípios, a quem cabe a aplicação dos imunizantes. No total, foram recebidas 14.186.644 de doses via Ministério da Saúde (MS).

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.