Vacinação contra gripe terá dia D neste sábado (30)

Doses serão aplicadas no Mocambo e outros 19 postos de saúde, das 8h às 12h, durante evento da Secretaria de Saúde.,
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Patos de Minas realizará, no próximo sábado (30), o Dia D de Vacinação contra a Gripe, com aplicação de doses em todas as unidades de saúde da família (exceto Várzea) das 7h30 às 16h. A mobilização acontecerá também em Major Porto, Pindaíbas, Santana de Patos e Alagoas, sendo que o atendimento nos distritos terminará às 15h30.*

A data será aproveitada para começar a segunda etapa da campanha, que teria início em 2 de maio. Dessa forma crianças (6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, professores e outros grupos prioritários podem aproveitar o Dia D para receber a vacina.

Mais uma boa notícia é que *outras vacinas do calendário nacional estarão disponíveis nas unidades no sábado, assim como as doses contra Covid-19, para que todos tenham a oportunidade de atualizar a caderneta*. É importante que, ao se deslocarem para as USFs, as pessoas levem documento pessoal e cartão de vacina (caso possuam).

Comprovante – No caso especificamente da vacina contra a gripe, quem pertence aos grupos prioritários precisa comprovar essa condição com algum documento. Consulte a seguir quem tem direito ao imunizante:

  • pessoas com 60 anos ou mais;
  • trabalhadores da saúde (carteira de trabalho, contracheque, contrato atualizado);
  • crianças de 6 meses a menor de 5 anos;
  • grávidas (cartão da gestante);
  • puérperas (certidão de nascimento do filho ou alta do hospital, comprovando o parto há no máximo 45 dias);
  • povos indígenas;
  • professores (conforme nota técnica dos órgãos responsáveis não entram demais trabalhadores da educação, somente os que atuam dentro da sala de aula, os quais devem apresentar contracheque ou carteira de trabalho);
  • pessoas com comorbidades, sendo elas doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, obesidade, imunossupressão, hipertensão desde que associada a outra doença ou tabagismo, transplantados e trissomias (laudo médico ou receita do medicamento);
  • pessoas com deficiência permanente;
  • caminhoneiros (carteira de motorista C, D ou E)
  • trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (carteira de motorista D ou E, carteira de trabalho ou contracheque);
  • forças de segurança, salvamento e Forças Armadas;
  • população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;
  • adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Meta – A segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até pelo menos 3 de junho. A meta é imunizar 90% das pessoas incluídas nos grupos prioritários. Em Patos de Minas, o público-alvo é de 60.670 moradores, dos quais 20,36% receberam a dose até o momento. A procura pelo imunizante não tem sido satisfatória, e é importante que quem tem direito a recebê-lo procure as USFs.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.