Atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) é o objetivo da Campanha de Multivacinação, programada para seguir até 29 de outubro. As unidades de saúde já disponibilizam 18 agentes imunizantes que compõem o Calendário Nacional de Vacinação desse público.
Em Patos de Minas, as USFs aplicam vacinas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Assim como em todo o Brasil, o município prepara o Dia D da campanha para 16 de outubro, sábado em que todas as unidades ficarão abertas para atender ao público-alvo desse movimento.
Estão disponíveis, por exemplo, BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana) e Varicela.
Especificamente para atualização da caderneta de adolescentes há as vacinas HPV (para meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos), dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B e dTpa. Há também a Meningocócica ACWY (conjugada), destinada às faixas etárias de 11 e 12 anos.
Durante o recente lançamento da Campanha de Multivacinação, o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, alertou para a queda da cobertura vacinal nos últimos anos. “Percebemos que desde 2015 a cobertura vacinal no Brasil vem diminuindo – reflexo do próprio processo pandêmico nos últimos dois anos. Precisamos melhorar essa cobertura. Manter a vacinação em dia é também um dever dos pais e responsáveis. Leve seu filho, sua criança e adolescente”, conclamou.
Achou erro?
Clique e avise
QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!