Utramig realiza formatura de 130 novos profissionais técnicos em Análises Clínicas e Enfermagem

Compartilhe!

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) apresentou, no encerramento das ações da Utramig neste ano, 130 formandos dos cursos de Análises Clínicas e Enfermagem. A cerimônia de formatura marcou o fim de um ciclo para os alunos das cinco turmas, agora devidamente habilitados para o mercado de trabalho.

“São 50 anos de tradição, de comprometimento com a educação profissional e, nesses últimos quatro anos, não poderia ser diferente”, declarou a chefe de gabinete da Utramig, Patrícia Braga.

Somente no segundo semestre deste ano, foram formados 232 novos técnicos nos cursos presenciais das unidades de Belo Horizonte (Biotecnologia, Eletrônica, Sistemas de Transmissão e Telecomunicações, Análises Clínicas e Enfermagem), Nova Lima (Eletrônica, Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho) e Uberlândia (Agronegócios, Informática e Qualidade).

Nos últimos quatro anos, a Utramig recebeu mais de 18 mil pessoas interessadas nos cursos técnicos presenciais, nos cursos de qualificação profissional de curta duração e, ainda, na modalidade de educação a distância (EAD).

Cerimônia

Como em toda formatura, o ambiente estava carregado de alegria, com uma dose de ansiedade. Logo na primeira fila estava Simone de Jesus Costa, mãe da formanda em Enfermagem, Larissa Kerolayne Miranda. De olho na entrada do auditório para registrar a entrada dos protagonistas da noite, ela contou, com orgulho, a trajetória de Larissa. 

“Minha filha fez 18 anos agora, conquistou uma bolsa parcial na Utramig porque era uma das melhores alunas da Escola Estadual Renato Azeredo, em Morro Alto. Ela batalhou muito para se formar. Tinha dia que saía às 6h e só voltava às 21h. Às vezes, eu não tinha dinheiro para a passagem e ela tinha que andar muito”, revela Simone.

Em poucos dias, a nova técnica em enfermagem também se formará no ensino médio. “Eu acho que é uma conquista. Foram muitas complicações e desafios deixados para trás. E vou fazer o meu melhor”, afirma Larissa.

Ao final da cerimônia, uma notícia reforçou ainda mais a confiança dos estudantes – em maioria, jovens, como Larissa, moradores de periferia da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Assim que os formandos receberam os seus diplomas, o representante do Hospital Lifecenter, o médico Júlio Borges, anunciou a disponibilidade de 12 vagas para técnicos em enfermagem.

“Vamos montar uma equipe para o Lifecenter e uma equipe para o Felício Roxo. A perspectiva é iniciar em fevereiro”, informou Borges, que é chefe do Serviço de Hemodinâmica do hospital. “Queremos gente nova”, sinalizou o médico, enfatizando também a necessidade de treinamento constante no segmento. “A hemodinâmica não admite erros”, concluiu.

A notícia foi uma surpresa também para a diretora de Ensino e Pesquisa da Utramig, Silvana Nascimento. “Estou muito feliz com a perspectiva anunciada, é uma oportunidade para os nossos alunos”, afirmou.

Em seu pronunciamento, Silvana destacou a excelência da qualificação profissional promovida nos cursos técnicos presenciais da Utramig e aconselhou determinação, flexibilidade e criatividade para enfrentar a nova etapa de vida, a inserção no mundo do trabalho. “O erro pode abater, mas ensina para um futuro melhor”, concluiu.
 

Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG

A servidora mais antiga da Utramig, Fátima dos Anjos, também conseguiu um lugar na primeira fila, de onde acompanhou a sobrinha, Luana Patrícia dos Santos, que recebeu o certificado de conclusão do curso de Enfermagem. Na oportunidade, ela contou que tinha um duplo motivo para estar presente.

“Eu amo a Utramig, gosto do que fazemos – que é formar os técnicos para trabalhar em uma função muito importante para a sociedade”, disse. Fátima, que começou na fundação como office girl, hoje trabalha na Diretoria de Recursos Humanos. “Eu estudei na Utramig, mas já frequentava o local desde os 10 anos de idade”, lembra.

Para enfrentar o novo ciclo

Como representante da presidência da Utramig, Patrícia Braga leu uma mensagem da presidente da fundação, Vera Victer, aos novos profissionais. Vera falou sobre o que espera da atuação pessoal e profissional dos técnicos formados, além de destacar o cumprimento da missão atribuída pelo governador Fernando Pimentel à Utramig: atender aquelas pessoas que mais precisam.

“É importante que cada um de nós, no interior de nossas famílias e comunidades, lute para ampliar os seus direitos e possibilidades na vida. É muito justo que tenhamos objetivos no sentido de melhorar as nossas vidas e de nossos familiares, tendo acesso aos bens que promovem a dignidade da pessoa humana: educação de qualidade, trabalho digno, moradia decente e acesso à cultura”, dizia um trecho da mensagem.

Vera Victer defendeu, ainda, o diálogo como ferramenta primordial no cenário atual. “O nosso compromisso com o outro é também a arte do diálogo, da convivência respeitosa entre pessoas, que pensam e vivem de formas diferentes, é a construção de consensos e projetos compartilhados. O sectarismo, a intolerância, as provocações e a violência não favorecem o que nos defendemos, e impedem o desenvolvimento das boas relações entre as pessoas”.

Segundo a presidente da Utramig, a partir de compromissos assumidos e investimentos feitos para os estudantes (público-alvo), a Utramig também busca um pacto com os novos profissionais.

“Peço que cada um de vocês lute contra as injustiças e desigualdades sociais. A pobreza não é um destino dado, não é uma determinação de Deus. Ela reflete os desacertos das nossas relações. Poucos se apropriam de todos os bens e riquezas, em detrimento das necessidades e direitos da maior parte da população. Os direitos não brotam da terra e não caem do céu. São conquistados”, ressaltou Vera, em mais um fragmento da mensagem. 

Let’s block ads! (Why?)

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.