Uso de artefatos metálicos no Carnaval põe em risco foliões

Compartilhe!

Serpentinas e confetes metalizados são itens perigosos e não devem ser utilizados no Carnaval (Crédito: Divulgação/Cemig)

Especialista da Cemig faz um alerta: a utilização de itens metálicos pelos foliões durante as festas de Carnaval pode causar acidentes com a rede elétrica, mas a exposição ao risco pode ser evitada se a população brincar com responsabilidade.
 
Segundo o engenheiro de segurança do trabalho da Cemig, Demetrio Aguiar, serpentinas e confetes comumente contêm metal em sua composição e podem causar curto-circuito quando em contato com a rede elétrica, por isso são itens perigosos e não devem ser utilizados no Carnaval.
 
“Quando arremessados, antes de se dispersarem, eles estão concentrados e podem causar danos nas redes e provocar acidentes. Por precaução, as pessoas não devem atirar nenhum objeto em direção aos cabos e equipamentos energizados, nem mesmo os sprays de espuma, que são condutores de eletricidade”, afirma o engenheiro.

Ainda segundo Demetrio Aguiar, desde 2012 vigora em Minas Gerais a Lei nº 20.374, que proíbe a produção, venda e uso do produto de serpentinas metálicas e seus similares. “Em caso de descumprimento da norma, o estabelecimento comercial pode sofrer uma multa de R$ 6 mil e, em caso de reincidência, o valor sobe para R$ 12 mil”, ressalta.
 
Fios partidos

Os riscos de choque com fios elétricos partidos nas ruas são outro motivo de atenção. “Ao encontrar um fio caído ao solo, não se aproxime nem deixe ninguém se aproximar do cabo, pois ele pode estar energizado”, orienta Demetrio.

Nesse caso, a recomendação da Cemig é que a população acione imediatamente a companhia pelo telefone 116 – que funciona 24 horas por dia – e aguarde a chegada dos técnicos no local.

Canais de atendimento 

Além de o Fale com a Cemig, os clientes podem acionar a empresa por diversos canais de relacionamento disponíveis: Facebook (/cemig.energia), Twitter (@cemig_energia), Telegram (@CemigBot) e Cemig Atende (www.cemig.com.br/atendimento).
 
Em caso de perigo, a população também pode acionar gratuitamente o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Militar: o telefone dos Bombeiros é 193 e o da PMMG, 190.

FONTE: Agência Minas

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.