UNIPAM inaugura nova fase e amplia debate sobre questões de gênero

A iniciativa nasceu no 8º período de Jornalismo, após um grupo de estudantes que concluirá a graduação este ano promover um estudo sobre questões de gênero no Centro Universitário.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reprodução

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) inaugura uma nova fase: a maior instituição de ensino superior da região amplia o debate sobre questões de gênero e cria o “Dia D – Dia da Diversidade”. O evento, marcado para 10 de outubro, promoverá discussões, palestras e treinamento para colaboradores e alunos sobre questões de gênero. Haverá ainda exposição fotográfica dedicada ao assunto, com ensaios mostrando a diversidade dentro do campus. O objetivo é ampliar a visão sobre o tema dentro do espaço acadêmico e transformar alunos, professores, gestores e colabores em cidadãos mais conscientes e capazes de levar a mensagem do público LGBT para a comunidade.

A iniciativa nasceu no 8º período de Jornalismo, após um grupo de estudantes que concluirá a graduação este ano promover um estudo sobre questões de gênero no Centro Universitário. O trabalho acadêmico identificou as necessidades do público LGBT, e os futuros jornalistas, orientados pelas professoras Carlen Fonseca e Suelen D’arc, apresentaram respostas para essa demanda. Toda a proposta faz parte do Projeto Prático de Graduação (PPG) do curso de Jornalismo do UNIPAM.

A programação do Dia da Diversidade começa bem cedo, às 8h da manhã, com mesa redonda e debate com o tema “Mais educação, mais diversidade, mais transformação”. À tarde, às 16h, o evento continua e promoverá treinamento e palestra para os colaboradores da Instituição; o assunto será “Mais que ‘aceitar’, é preciso acolher”. E à noite acontecerá o encerramento do evento com a participação de Lorelay Fox, Drag Queen famosa na internet, com milhares de seguidores nas redes sociais; a palestra trará uma visão atual e esclarecedora sobre o público LGBT nas universidades, com o tema “Homofobia no ambiente acadêmico: precisamos curá-la”.

As inscrições para o “Dia D” estão abertas e podem ser feitas no UNIVENTOS. Os participantes receberão certificado e, caso sejam alunos, cinco horas de extensão. O período de inscrição vai até o dia nove de outubro.

Vem aí o “Portal da Diversidade!”

Além do evento para discutir as questões de gênero, o UNIPAM criou também uma nova ferramenta para propagar informações sobre o tema, o “Portal da Diversidade”. A proposta do grupo de alunos de Jornalismo também inclui a criação de uma fonte de notícias sobre o tema, de modo que alunos, professores e colaboradores tenham acesso a informações sobre questões de gênero e diversidade a qualquer momento. O site será anexado ao portal acadêmico da instituição, mas também será aberto ao público externo.

O espaço trará notícias, reportagens, entrevistas, podcasts e muito mais. A produção do conteúdo ficará a cargo dos alunos de Jornalismo envolvidos com o projeto. Interativo e com layout moderno, com recursos em mídias variadas, o UNIPAM aposta na ideia como um mecanismo de conscientização de todos os que estão inseridos na comunidade acadêmica da Instituição e da sociedade de modo geral.

Flávio Sousa (Aluno UNIPAM)

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS