UNIPAM inaugura nova fase e amplia debate sobre questões de gênero

A iniciativa nasceu no 8º período de Jornalismo, após um grupo de estudantes que concluirá a graduação este ano promover um estudo sobre questões de gênero no Centro Universitário.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Foto: Reprodução

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) inaugura uma nova fase: a maior instituição de ensino superior da região amplia o debate sobre questões de gênero e cria o “Dia D – Dia da Diversidade”. O evento, marcado para 10 de outubro, promoverá discussões, palestras e treinamento para colaboradores e alunos sobre questões de gênero. Haverá ainda exposição fotográfica dedicada ao assunto, com ensaios mostrando a diversidade dentro do campus. O objetivo é ampliar a visão sobre o tema dentro do espaço acadêmico e transformar alunos, professores, gestores e colabores em cidadãos mais conscientes e capazes de levar a mensagem do público LGBT para a comunidade.

A iniciativa nasceu no 8º período de Jornalismo, após um grupo de estudantes que concluirá a graduação este ano promover um estudo sobre questões de gênero no Centro Universitário. O trabalho acadêmico identificou as necessidades do público LGBT, e os futuros jornalistas, orientados pelas professoras Carlen Fonseca e Suelen D’arc, apresentaram respostas para essa demanda. Toda a proposta faz parte do Projeto Prático de Graduação (PPG) do curso de Jornalismo do UNIPAM.

A programação do Dia da Diversidade começa bem cedo, às 8h da manhã, com mesa redonda e debate com o tema “Mais educação, mais diversidade, mais transformação”. À tarde, às 16h, o evento continua e promoverá treinamento e palestra para os colaboradores da Instituição; o assunto será “Mais que ‘aceitar’, é preciso acolher”. E à noite acontecerá o encerramento do evento com a participação de Lorelay Fox, Drag Queen famosa na internet, com milhares de seguidores nas redes sociais; a palestra trará uma visão atual e esclarecedora sobre o público LGBT nas universidades, com o tema “Homofobia no ambiente acadêmico: precisamos curá-la”.

As inscrições para o “Dia D” estão abertas e podem ser feitas no UNIVENTOS. Os participantes receberão certificado e, caso sejam alunos, cinco horas de extensão. O período de inscrição vai até o dia nove de outubro.

Vem aí o “Portal da Diversidade!”

Além do evento para discutir as questões de gênero, o UNIPAM criou também uma nova ferramenta para propagar informações sobre o tema, o “Portal da Diversidade”. A proposta do grupo de alunos de Jornalismo também inclui a criação de uma fonte de notícias sobre o tema, de modo que alunos, professores e colaboradores tenham acesso a informações sobre questões de gênero e diversidade a qualquer momento. O site será anexado ao portal acadêmico da instituição, mas também será aberto ao público externo.

O espaço trará notícias, reportagens, entrevistas, podcasts e muito mais. A produção do conteúdo ficará a cargo dos alunos de Jornalismo envolvidos com o projeto. Interativo e com layout moderno, com recursos em mídias variadas, o UNIPAM aposta na ideia como um mecanismo de conscientização de todos os que estão inseridos na comunidade acadêmica da Instituição e da sociedade de modo geral.

Flávio Sousa (Aluno UNIPAM)

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.