UNIPAM e parceiros doam mil protetores faciais para a saúde de Patos de Minas

Material foi entregue para a Secretaria Municipal de Saúde e para o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Reitor do UNIPAM, profº Milton Roberto, fez entrega simbólica dos protetores faciais para a Secretaria de Saúde, Denise Fonseca,
Foto: Lélis Félix (Triângulo Notícias)

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) em parceria com o Instituto Maio de Ortodontia e as lojas maçônicas “Alfredo Armada”, “Amor e Justiça”, “Esforço e Trabalho”, “Fênix do Alto Paranaíba”, “Renovação e Sabedoria” e a Associação das Lojas Maçônicas de Patos de Minas realizaram nesta segunda-feira (06), a entrega de mil protetores faciais contra o novo Coronavírus (COVID-19). Eles foram repassados a Secretaria de Saúde de Patos de Minas e ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

Os protetores faciais foram produzidas no laboratório multidisciplinar de prototipagem do UNIPAM, o FabLab. Elas foram feitas em plástico translúcido (transparente) denominado PETG, de acordo com as normativas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sendo suas dimensões 240mm x 240mm e espessura de 0,5mm. A sua aprovação foi feita pela equipe do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

De acordo com o coordenador do FabLab, professor Darlan Rodrigues, o processo de fabricação dos protetores faciais foi dividido em três etapas: corte a laser, limpeza de peças, e montagem. “Em apenas três dias todas as peças foram cortadas e nos outros dois dias foram realizados os demais processos”, afirmou Darlan Rodrigues.

O professor explica ainda que, além dos protetores faciais, serão entregues manuais de utilização e de higienização. “Eles deverão ser higienizadas com os produtos químicos definidos pela equipe médica. Mas, sabemos que em alguns casos pode se fazer tal operação com álcool 70% ou mesmo água e sabão”, explicou o professor.

Segundo o professor Darlan Rodrigues, se alguma empresa ou clínica quiser adquirir os protetores faciais basta entrar em contato com o FabLab. “O representante da empresa poderá levar o material para realizarmos a fabricação ou ainda solicitar ajuda na compra em lote. Não se sabe qual a demanda desses equipamentos de proteção, logo ressaltamos que a produção é limitada, então cada caso será analisado separadamente”, destacou o professor.

As empresas que desejarem contribuir financeiramente ou comprar materiais para fabricação de novos protetores faciais deverão entrar em contato com o UNIPAM, enviando e-mail para fablab@unipam.edu.br.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS