Unidade de Prevenção à Criminalidade é inaugurada em Patos de Minas

Sede do programa tem abrangência de 23 municípios da região.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fotos: Tiago Cicarinni/Ascom Sejusp

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e da sua Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, realizou na tarde desta quinta-feira (5/5) a cerimônia de inauguração da Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC) de Patos de Minas, com o lançamento do programa Selo Prevenção Minas no município.

Criado em 2019, o Selo Prevenção Minas é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais que, em parceria com as administrações públicas municipais, visa fomentar e qualificar a execução de ações direcionadas à redução e prevenção de violências e criminalidades locais, a partir do apoio técnico e metodológico do estado.

Entre as ações realizadas estão a criação de diagnóstico de segurança cidadã e fóruns comunitários, instituição de comissão municipal de prevenção à criminalidade, elaboração e execução de um plano municipal de prevenção à criminalidade. Ao final, o município aprovado no ciclo do programa é certificado com o Selo Prevenção Minas e reconhecido como um município parceiro da Política Estadual de Prevenção à Criminalidade.

Para a subsecretária interina de Prevenção à Criminalidade, Flávia Mendes, o apoio do município para que o trabalho aconteça é fundamental. “Somos sempre muito bem recebidos aqui em Patos de Minas. Temos quase outros 700 profissionais vinculados à política de prevenção no estado. São 61 municípios atendidos e, agora com esta inauguração, iremos ampliar muito estes municípios. Estamos focados em públicos que são mais vulneráveis ao fenômeno da criminalidade violenta. É desta maneira que o estado de Minas vem apostando – fazemos segurança pública assegurando direitos, com olhar de respeito para que a política seja bem executada”.

Em Patos de Minas o lançamento do programa traz ainda uma novidade. O escopo do programa foi ampliado para a abrangência regional e a Unidade de Prevenção à Criminalidade será a primeira neste formato, atendendo todos os 23 municípios que compõem a 10ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp).

O prefeito Luiz Eduardo Falcão ressaltou a relevância da prevenção na redução do fenômeno da criminalidade. “É somente com a prevenção que vamos parar de enxugar gelo e ela – a prevenção – é quase universal, serve não só na segurança pública, mas na saúde também. É mais fácil atuar na prevenção. Correr atrás de resolver depois que o problema já está instalado é muito mais complicado do que atuar na promoção da segurança pública. Estudando o programa vimos a variedade de iniciativas que podem ser implementadas e elas serão, aqui”.

Participaram também da cerimônia representantes das forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar – e do Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e organizações da sociedade civil envolvidas com a temática.

Quer saber mais sobre o Selo Prevenção e como ele funciona? Clique aqui:

Vídeo: Victor Laia/Ascom Sejusp

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.