UFU oferecerá cursinho popular em parceria com a prefeitura de Patos de Minas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma parceria com a Prefeitura vai ampliar o número de vagas para 200 estudantes no cursinho Pré-vestibular gratuito oferecido pela instituição de ensino.

José Eustáquio e Paulo Mota se reuniram com Matheus de Sousa, assessor da UFU e Cilesia Pereira, técnica em assuntos educacionais.

Foto: Divulgação (PMPM) 

- Continua depois da publicidade -
Em visita ao prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves e ao vice, Paulo Mota, o assessor administrativo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – campus Patos de Minas, Matheus de Souza Gomes, e a técnica em assuntos educacionais, Cilesia Pereira, apresentaram diversos projetos que a instituição tem realizado na cidade.
Atualmente, a UFU em Patos de Minas funciona em quatro locais distintos: no prédio Filomena Macedo de Melo (Palácio dos Cristais), na Avenida Getúlio Vargas; os laboratórios na rua Major Jerônimo; salas de aula no campus do Unipam e, em breve, no prédio dos Pavonianos, no bairro do Rosário, salas de professores, biblioteca e atendimento ao aluno. No prédio dos Pavonianos também se estuda a possibilidade de instalação de um Restaurante Universitário para atender à comunidade acadêmica.
A instituição oferece três cursos de graduação sendo: Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, com 5 anos de duração e Biotecnologia, com duração de 4 anos. Ao todo, a instituição conta com 54 professores em Patos de Minas, sendo 90% deles com titulação de doutorado, 35 técnicos administrativos e aproximadamente 600 alunos. A UFU também oferece, em Patos de Minas, os dois primeiros cursos de Mestrado nas áreas de Engenharia de Alimentos e Biotecnologia, que tiveram início em março deste ano.
A universidade ainda oferece um cursinho Pré-vestibular e preparatório para o ENEM, gratuito, para 80 alunos. Porém, uma parceria com a Prefeitura, para oferta de material e uniforme, vai ampliar esse número para 160, no segundo semestre de 2017. As aulas acontecem no Palácio dos Cristais (antiga Prefeitura), contam com turmas à tarde e à noite e a seleção é feita com base em critérios estabelecidos em edital próprio. Como resultado, vários jovens, que participaram dessas aulas, já foram aprovados em vestibulares de instituições públicas e privadas de todo o país.
Sobre a construção do primeiro bloco da sede da UFU, o assessor informou ao prefeito que as obras estão em andamento e que o cronograma prevê a conclusão para o final de 2018. Ainda de acordo com o Prof. Matheus, o segundo bloco já está sendo planejado. O Assessor informou que está sendo elaborado o Plano Diretor da Universidade para o Campus, que deve ser aprovado até o final do ano e apresentado ao poder público municipal e à comunidade por meio de audiências públicas.
O prefeito elogiou a parceria da instituição com a Patos de Minas. “Sabemos que 60% dos estudantes são de cidades distantes de Patos de Minas e aqui chegam e movimentam a cidade comercialmente. A universidade traz impactos não só na área educacional, mas na geração de emprego e renda. Sem contar as inúmeras parcerias com a cidade no que se refere ao desenvolvimento da agroindústria com o projeto Pomar e o Treinamento em Boas Práticas de Fabricação”, ressaltou o prefeito durante a visita.
Em breve, novos projetos serão implementados fortalecendo a parceria entre a cidade de Patos de Minas e a Universidade Federal de Uberlândia.
Patos de Minas
12/04/2017

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -