Uberlândia já aplicou mil testes rápidos de covid-19 em drive-thru

Testes estão sendo aplicados em público estratégico e o resultado sai em 15 minutos.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação (Prefeitura de Uberlândia)

Além do distanciamento social, uma das formas mais eficientes de combater a disseminação do novo coronavírus é a testagem, principalmente de públicos estratégicos. Por isso, a Prefeitura de Uberlândia novamente mobilizou, no último sábado (23), servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para fazerem testes em pessoas que tiveram contato direto com aqueles que foram diagnosticados com a covid-19.

Os exames são feitos no estacionamento do Centro Administrativo com a utilização do sistema de drive-thru para que não haja necessidade de as pessoas saírem dos carros. Desde o dia 9 de maio, quatro ações desse tipo foram realizadas e mais de mil pessoas foram testadas.

- Continua depois da publicidade -

O resultado do teste é disponibilizado em 15 minutos e é capaz de detectar a presença do anticorpo no sexto dia de sintoma. O procedimento é feito da seguinte forma: o enfermeiro capacitado pelo laboratório coleta uma gota de sangue e coloca a amostra em uma cápsula. O aparelho que recebe a cápsula envia todos os dados para um laboratório em Curitiba (PR), onde o material é analisado por um médico. Em seguida, o profissional envia o laudo online para a equipe da SMS, que encaminha o resultado por e-mail ao indivíduo testado.

A iniciativa é fundamental porque há indivíduos que estão com o vírus e não apresentam sintomas, mas podem contribuir para a propagação da doença. Neste momento, os testes são feitos apenas naqueles que foram contactados pela SMS, por meio do Alô Saúde.

A Prefeitura também está realizando testes em outros 18 pontos da cidade, como nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta sexta (22), por exemplo, mais de 250 munícipes foram testados. Em todos os casos, a testagem não é livre a qualquer pessoa, obedecendo prioridades e critérios.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -