Três cidades mineiras elegeram prefeitos neste domingo

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Três cidades mineiras elegeram prefeitos neste domingo
Foto: Divulgação (TRE/MG)

Os municípios de Aguanil (Centro-Oeste), Elói Mendes (Sul de Minas) e Nova Porteirinha (Norte) têm novos prefeitos e vices, escolhidos em eleições suplementares neste domingo (07). Os candidatos eleitos deverão ser diplomados pela Justiça Eleitoral até o dia 26 de julho.

Em Aguanil, foram eleitos José Márcio de Oliveira e Ricardo de Oliveira, do PP, com 1.498 votos (48,43% dos votos válidos). Elias Assad Abrão (DEM) e Maxsalém Trindade Firmino (PSB), da coligação A Força do Povo (DEM/PSB/PSDB), ficaram em segundo lugar, com 1.328 votos (42,94%). Ao todo, 3.093 eleitores foram às urnas e 814 não compareceram. Houve 70 votos em branco e 197 votos nulos.

Em Elói Mendes, os eleitos foram Paulo Roberto Belato Carvalho e José Horácio Bueno Martins (Keko), do PV, com 7.712 votos (49,42% dos votos válidos). Thiago Joel Tavares (MDB) e José Ricardo Xavier (PTB), da coligação Para Elói Mendes mudar de verdade(MDB/PTB/PSDB), ficaram em segundo lugar, com 6.571 votos (42,11% dos votos válidos). Compareceram às urnas 15.604 eleitores e 4.200 deixaram de votar. Foram registrados 441 votos em branco e 880 votos nulos.

Em Nova PorteirinhaJoélia Santos Barbosa (MDB) e Marlene Barbosa Ribeiro de Menezes (PTC), da coligação Compromisso com o Povo (MDB / PTC / PSDB), foram eleitas com 2.069 votos (47,48% dos votos válidos). Regina Antônia de Souza Freitas (PSL) e Raul Alves da Rocha (PSB), da coligação União e Progresso (PSL/PSB), ficaram em segundo lugar, com 2.045 votos (46,93%). Um total de 4.358 eleitores foram às urnas e 965 não compareceram. Houve 70 votos em branco e 174 votos nulos.

O domingo de eleição transcorreu com normalidade nas três cidades. A votação foi encerrada às 17h nos três locais. A totalização dos votos em Aguanil terminou às 18h42’13’’; em Elói Mendes, 19h04’22’’; em Nova Porteirinha, às 18h20’28’’. Nenhuma urna eletrônica precisou ser trocada e houve apenas uma ocorrência policial em Aguanil. Uma mulher estava distribuindo botons e camisetas. Ela foi detida pela Polícia Militar, prestou depoimento ao delegado da cidade e foi liberada.

Os eleitores que não compareceram às urnas neste domingo devem justificar a ausência até dia 05 de setembro de 2019 (60 dias após a eleição). Saiba mais sobre justificativa.

A eleição suplementar em Aguanil foi marcada devido à dupla vacância no Executivo municipal. O prefeito Sebastião Eloi de Souza Campos faleceu em outubro de 2017 e o vice-prefeito, Héliton Goulart Gonçalves, foi cassado (impeachment) pela Câmara Municipal em razão de infrações político-administrativas, em março de 2019.

As novas eleições em Elói Mendes ocorreram em razão de a chapa eleita em 2016 (Wiliam Cadorini e Marcos Miranda Sodré Mendes) ter sido cassada pelo TRE pela prática de conduta vedada a agente público em período eleitoral, com confirmação da condenação pelo TSE em abril de 2019. O prefeito, então candidato à reeleição, realizou a 12ª EXPOEM, evento custeado pela municipalidade e que foi considerado como promoção da campanha eleitoral.

Já em Nova Porteirinha, foi realizada eleição suplementar por causa da cassação pelo Tribunal da chapa eleita em 2016 (Juracy Fagundes Jacome e Edésio Vital Neto), por abuso do poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). De acordo com a decisão, teria havido um esquema de compra e distribuição indiscriminada de combustível, em período próximo às eleições, por meio do qual o bem era fornecido a qualquer pessoa que portasse determinado ticket, por ocasião do abastecimento.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.