Todas as suspeitas de varíola dos macacos são descartadas em MG

No Brasil, sete casos já foram confirmados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Compartilhe!

Varíola dos Macacos
O vírus foi identificado inicialmente em um macaco em cativeiro na década de 1970. O vírus até então estava restrito a animais silvestres, sobretudo na África, contudo recentemente passou a ser detectado em humanos.
Foto: Alexandra_Koch por Pixabay

O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde informaram que os cinco casos suspeitos da varíola dos macacos foram descartados em Minas Gerais.

Exames laboratoriais descartaram a doença em dois moradores de Ituiutaba, um de Ouro Preto, outro de Uberlândia e um de Belo Horizonte.

Até a manhã deste domingo (19/06) não havia casos suspeitos da varíola dos macacos em Minas Gerais.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde apontou que os pacientes, cuja suspeita foi descartada, não tinham se deslocado para o exterior.

O Brasil já confirmou sete casos da varíola dos macacos. Quatro pacientes de São Paulo, dois do Rio Grande do Sul e um do Rio de Janeiro.

O que é a varíola dos macacos?

Fonte: Ag. Brasil

A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo ou íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.

Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.