Testes de covid-19 serão agilizados em Patos de Minas

Prefeitura adquiriu testes rápidos e contratou laboratório particular para exames de PCR.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
covid-19 coronavírus Patos de Minas
Foto: fernando zhiminaicela por Pixabay

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Patos de Minas reforçou seu sistema de exames para a detecção da doença Covid-19. Foram adquiridos três mil testes rápidos e contratados mais mil testes de PCR no laboratório da Unimed (credenciado para essa finalidade no município). O objetivo com isso é agilizar o resultado dos exames, uma vez que, até então, as coletas enviadas a laboratórios públicos aguardam na fila para serem analisadas.

O teste de PRC é considerado o mais confiável pelas autoridades de saúde, pois é um exame molecular que detecta a possível infecção pelo vírus em amostras de secreção da cavidade nasal ou da faringe do paciente. O material coletado pelo laboratório da Unimed na cidade será encaminhado a um laboratório referência em Belo Horizonte, e os resultados ficam prontos em aproximadamente cinco dias.

- Continua depois da publicidade -

Até o momento, a Prefeitura decidiu seguir as orientações de protocolo do Ministério da Saúde e também da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) sobre a utilização dos testes adquiridos. “Os testes moleculares são destinados aos pacientes em suspeita que estão internados, aos profissionais de saúde com sinais e sintomas que estão na linha de frente contra a doença Covid-19 e para investigações de óbitos suspeitos”, explica a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Geize Marques.

Segundo a diretora, as coletas para os testes já foram esquematizadas e vão acontecer da seguinte forma: “Quando o paciente estiver hospitalizado, a coleta será realizada nos hospitais. Caso formos investigar casos leves em profissionais da saúde, a coleta acontecerá no próprio laboratório da Unimed”. Para a realização de qualquer um dos tipos de testes para a detecção do coronavírus, é preciso ter solicitação e justificativa médica.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -