Taxa de esgoto de Patos de Minas é menor do que a prevista no contrato; entenda

Contrato com a prefeitura previa cobrança de 100% do valor consumido em água. Nova resolução da ARSAE alterou o percentual para 74%, redução de 26%.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Estação de Tratamento de Esgoto da COPASA em Patos de Minas
Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro Jardim Quebec em Patos de Minas
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

A partir de janeiro de 2022, a COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) começou a aplicar uma nova taxa de esgoto para os clientes de Patos de Minas. O assunto é motivo de discussão nas redes sociais, onde muitos argumentam que o aumento é abusivo e que a empresa não presta um bom serviço.

Em janeiro de 2021, Patos de Minas começou a pagar pelo tratamento de esgoto, anteriormente era cobrado apenas a coleta. Apenas clientes ligados a rede da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) pagam a tarifa. Segundo a COPASA, cerca de 90% do esgoto é tratado antes de retornar para o Rio Paranaíba, ambientalistas questionam o percentual.

Em 2019, a COPASA e a Prefeitura de Patos de Minas celebraram um aditivo contratual que prevê a cobrança gradual pelo tratamento de esgoto.

  • Janeiro de 2021 – 33%
  • Julho de 2021 – 2/3 (dois terços)
  • Janeiro de 2022 – 100%

No final de junho de 2021, a ARSAE (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário) publicou uma nova resolução que autorizou a redução inédita na taxa de esgoto. A taxa, que antes era 100% do valor consumido em água, passou para 74%.

Os consumidores de Patos de Minas que antes pagariam 100% do valor consumido em água, pagarão 74%, ou seja, uma redução de 26%.

Desde agosto de 2021, a conta de água também ficou mais barata. Segundo a nova resolução da ARSAE, a redução foi de cerca de 1,56%. Um usuário residencial com água, coleta e tratamento de esgoto que consome até 5m³, por exemplo, deixa de pagar uma conta de R$ 36,04 e passa a pagar R$ 30,64, uma redução de 14,98%.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.