Surto de gripe lota UPA e hospitais particulares em Patos de Minas

A Secretaria de Saúde pede que pacientes, com sintomas leves, procurem a USF. O objetivo é evitar a sobrecarga da UPA.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficou lotada nesta segunda-feira (27/12). Centenas de patenses procuraram o médico por causa de sintomas gripais. Segundo a prefeitura, todos os pacientes sintomáticos foram submetidos ao teste de COVID-19 e eles indicaram que praticamente todos os casos são de gripe.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, Patos de Minas vive um surto da doença. “Só em 2 dias, sábado e domingo, tivemos mais de 350 pessoas sintomáticas” explicou.

Só na manhã desta segunda-feira (27) 100 pessoas foram atendidas na UPA. O tempo de espera pode chegar a até 3 horas. Segundo o governo municipal, até 24 de dezembro a demanda estava estável, sem grandes filas, contudo houve um crescimento exponencial após o feriado. Há relatos de demora no atendimento também nos hospitais particulares.

A UPA adota o Protocolo de Manchester para classificar os pacientes de acordo com a gravidade dos sintomas, ou seja, os mais graves são atendidos primeiro.

A prefeitura de Patos de Minas recomenda que pacientes com sintomas leves procurem a Unidade de Saúde da Família (USFs) nos respectivos bairros.

Patos de Minas não dispõe, no momento, de testes para detecção da influenza (H1N1), mas devido a escalada de casos, eles serão adquiridos o mais rápido possível. Já o exame para detecção da nova cepa, H3N2, é feito em laboratório e a secretaria cogita enviar amostras para Belo Horizonte.

Também recomenda-se que a população se vacine contra a gripe. Ela está disponível para todos, independente da idade, nos postos de saúde (7h30 às 16h30) e no ginásio do UNIPAM (8h às 18h).

Quais os principais sintomas da gripe?

  • Febre;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Dor no corpo;
  • Dor de cabeça.

Adulto – O quadro clínico em adultos sadios pode variar de intensidade.

Criança – A temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais e também podem fazer parte os quadros de bronquite ou bronquiolite, além de sintomas gastrointestinais.

Idoso – quase sempre se apresentam febris, às vezes, sem outros sintomas, mas em geral, a temperatura não atinge níveis tão altos.

Como prevenir a gripe (influenza)?

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.

A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe.

Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

O que é a H3N2?

O vírus H3N2 é um dos subtipos do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum, conhecida como gripe A, e pelos resfriados, uma vez que é muito fácil de ser transmitido entre pessoas por meio das gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. Os sintomas da nova cepa são idênticos ao da gripe comum.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

3 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Saúde em dia
27/12/2021 21:31

É a falta da máscara. 😎 Fiquem espertos. A máscara não é só para covid.

Charlene Silva
Responder a  Saúde em dia
27/12/2021 22:28

Verdade e to ruim

Francis Nayara
27/12/2021 21:30

Resultado das festas de fim de ano.espera o mes de janeiro pra ver.so deus pra tomar conta de nos.

A responsabilidade é do respectivo autor. Eles não expressam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.