Suposta "poluição" no Rio Paranaíba gerou falta d'água em Patos de Minas

Segundo a COPASA, houve uma alteração na cor da água e a estação de tratamento teve que ser adaptada.

Compartilhe!

A Copasa concedeu coletiva de imprensa nesta segunda-feira (09/10) para falar da falta d’água que atingiu a cidade entre quinta e domingo.

A superintendente regional da Copasa, Cristiane Carneiro, explicou que a causa da falta d’água foi uma alteração na cor da água do Rio Paranaíba, que abastece a cidade.

“Na madrugada de quinta-feira (05/10) houve uma alteração na cor da água do Rio Paranaíba. Diante disso, a estação de tratamento de água foi parada para evitar que os clientes recebessem água de má qualidade”, disse Cristiane.

Os técnicos da Copasa realizaram alterações na estação de tratamento para que o tratamento fosse eficiente. Assim que a estação foi parada, a Copasa emitiu um alerta para a imprensa. A equipe operacional realizou manobras para que a água, que já estava tratada, fosse distribuída entre os bairros.

“Houve uma intermitência no abastecimento e não uma paralização total. Ressaltamos que tudo foi feito para garantir uma água de qualidade”, afirmou Cristiane.

Assim que a estação de tratamento voltou a funcionar, o sistema foi acionado em capacidade máxima. Além disso foram empregados caminhões-pipas para áreas mais sensíveis como os hospitais e as escolas.

Cristiane Carneiro pediu desculpas aos clientes pela falta d’água e garantiu que a Copasa está trabalhando para evitar que o problema se repita.

Uma amostra da água do Rio Paranaíba foi submetida a análise laboratorial para verificar o que aconteceu na madrugada de quinta-feira. O resultado deve sair na próxima semana. Além disso, será feita uma varredura nas margens a montante, ou seja, acima da captação.

Ações da Copasa para minimizar os impactos da falta d’água:

  • Emissão de alerta para a imprensa;
  • Manobras operacionais para que a água, já estava tratada, fosse distribuída entre os bairros;
  • Uso de caminhões-pipas para áreas mais sensíveis;
  • Funcionamento da estação de tratamento em capacidade máxima.

A COPASA ainda anunciou que obras estão em andamento para ampliar a captação no Rio Paranaíba, além de melhorias na rede de distribuição.

Assista:

Compartilhe!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

REPORTE DE REPORTAGEM

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.