Sobe para 110 o número de mortos em pior surto de febre Lassa na Nigéria

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
A febre lassa está afetando 18 dos 36 estados da Nigéria

O surto de febre Lassa mata 110 pessoas na NigériaREUTERS/Afolabi Sotunde

O surto de febre Lassa, um tipo de doença hemorrágica aguda, que aflige a Nigéria causou 110 mortes neste ano, informou o Centro da Nigéria para o Controle de Doenças (NCDC, na sigla em inglês). A informação é da Agência EFE.

“Desde o início do surto de 2018, houve 110 mortes”, indicou o NCDC em comunicado divulgado nesta quarta-feira (7) pela imprensa local.

Desde 1º de janeiro até 4 de março, foram registrados 1.121 casos suspeitos, dos quais 353 deram resultado positivo; oito, prováveis; 723, negativos; e 37 ainda estão à espera dos exames de laboratório.

“O surto da doença ainda está ativo em 18 estados” da Nigéria, acrescentou o órgão oficial.

Até o momento, 16 funcionários dos serviços de saúde sofreram o contágio da doença, detalhou o NCDC.

No último dia 1º, a Organização Mundial da Saúde (OMS) cifrou o número de mortos em 90 e qualificou o surto como o pior da história desta doença no país.

O vírus de Lassa, que normalmente é transmitido por roedores, é uma doença endêmica da África Ocidental, onde são registrados entre 300 e 500 mil casos por ano.

A febre tem um período de incubação de entre 6 e 21 dias, e os sintomas compreendem dores de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia.

O contágio entre pessoas pode acontecer, especialmente em ambientes hospitalares que necessitam de medidas de controle de infecções.

Por isso, os profissionais de saúde estão mais expostos à doença, sobretudo nos centros onde as medidas de prevenção de contágios não são respeitadas com rigor.

* É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados.

Edição:

FONTE: Agência Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.