Seul afirma que fará manobras militares com EUA após Jogos de Inverno

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul informou hoje (20), em relatório parlamentar, que fará suas manobras militares anuais com os Estados Unidos (EUA) logo após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang, apesar da aproximação com a Coreia do Norte.

É a primeira vez que Seul fala sobre esses exercícios após a histórica visita de uma delegação norte-coreana liderada por Kim Yo-Jong, irmã do líder do regime de Pyongyang, Kim Jong-un, que protagonizou a maior aproximação nos últimos anos entre as duas Coreias – tecnicamente ainda em guerra – no início dos jogos.

Os aliados adiaram as manobras Foal Eagle e Key Resolve, que fazem entre o fim de fevereiro e o início de março e que a Coreia do Norte considera um teste para invadir seu território, para que não coincidam com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que ocorrem em PyeongChang até 18 de março.

O “degelo olímpico”, que motivou um convite da Coreia do Norte para que o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, participe em Pyongyang da primeira cúpula intercoreana de líderes em mais de dez anos, fez pensar na possibilidade de que Washington e Seul adiassem esses exercícios militares.

O ministério descartou essa possibilidade, embora não tenha mencionado as datas concretas para o início das manobras, além de não ter feito referência explícita a Foal Eagle, que ao contrário de Key Resolve – um jogo de guerra baseado em simulação por computador – representa um desdobramento em massa de ativos militares na região.

Um porta-voz do Ministério da Defesa disse à Agência EFE que as datas para as manobras serão anunciadas nos próximos dias.

Seul está convencida de que a melhoria de relações com Pyongyang pode ajudar para que o regime retorne à mesa de negociação com Washington, que, no entanto, mostrou mais ceticismo e insistiu em que a Coreia do Norte deve antes mostrar seu compromisso com a desnuclearização.

*É proibida a reprodução total ou parcial desse material. Direitos Reservados

Edição:

FONTE: Agência Brasil

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.