Servidores da prefeitura participam de treinamento sobre digitalização de documentos

Capacitação teve como principal foco orientar os profissionais sobre a técnica de manuseio de arquivos a serem digitalizados e a forma de indexação desse material em sistema eletrônico.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Treinamento aconteceu na sala de reunião da Prefeitura de Patos de Minas.

Servidores das secretarias de Planejamento e Administração participaram na terça-feira (19/7) de treinamento com a empresa GI Geoprocessamento sobre digitalização de documentos. A capacitação teve como principal foco orientar os profissionais sobre a técnica de manuseio de arquivos a serem digitalizados e a forma de indexação desse material em sistema eletrônico. A iniciativa faz parte do processo de modernização de procedimentos administrativos da Prefeitura de Patos de Minas que já trabalha com ferramentas como o Aprova Digital e o aplicativo Conecta Patos.

Num primeiro momento, o objetivo é digitalizar arquivos da Secretaria de Planejamento. O trabalho será realizado por uma equipe composta por dez pessoas e um supervisor e coordenado pela GI Geoprocessamento. O diretor de Gestão de Documentos da GI, José Alfredo Júnior, explicou que, até que os documentos sejam disponibilizados eletronicamente, há um caminho longo: inicialmente é feita limpeza e higienização dos documentos com a retirada de poeira e grampos. Em seguida, após ajustes nos tamanhos das folhas, acontece a digitalização do material por meio de escâneres e inserção em meio eletrônico.

“Aproximadamente dois milhões de documentos do setor de Planejamento serão digitalizados. Arquivos de 2015 para cá passarão a compor banco de dados digital, oferecendo maior facilidade de acesso tanto internamente quanto para consulta externa”, informou José Alfredo. “Após essa etapa inicial, a intenção é que a digitalização seja levada para outros órgãos da administração”, finalizou.

O Arquivo Municipal é um dos setores que vai investir nesse tipo de atividade e, por isso, esteve representado no treinamento pelo gerente de Arquivos e Conservação de Documentos, Jean Ferreira Soares, e por outros cinco servidores. Por conservar extenso acervo constituído de diferentes documentos, muitos deles datados do fim do século XIX, a digitalização será um instrumento importante para o setor. Por meio dela, arquivos volumosos e deterioráveis passarão a ser guardados de forma segura, podendo, inclusive, ser acessados mais ágil e rapidamente.

“Para o Arquivo, a digitalização de documentos será muito valiosa, pois além de otimizar o processo de arquivamento, permitirá melhor controle da documentação e facilitará sua consulta”, destacou Jean, completando: “Temos muito material antigo, inclusive documentos históricos. Disponibilizá-los digitalmente é uma forma de perpetuar a história de nosso município, uma vez que com o passar dos anos esse material acaba por ficar deteriorado”.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.