Semana Nacional de Trânsito começa nesta segunda-feira (18/9)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Semana Nacional de Trânsito começa nesta segunda-feira (18/9) e se estende até o dia 25 de setembro com o objetivo de chamar a atenção da população sobre os índices de acidentes de trânsito e as inúmeras mortes causadas por displicência ou desatenção de motoristas e pedestres. Este ano a campanha nacional tem como mote “Minha escolha faz a diferença no trânsito” e em Minas Gerais as ações preventivas já começaram.

Estão sendo realizadas blitze diárias da campanha “Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida” em todas as 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s) do estado e em vários pontos da capital. Além disso, uma programação extensa de atividades foi preparada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e demais órgãos parceiros para levar à população mais conhecimento sobre as leis de trânsito e mais conscientização sobre a importância da direção segura e defensiva.

Em Minas Gerais, de janeiro a julho deste ano foram registrados 45.759 acidentes de trânsito com vítima. No mesmo período do ano passado, foram 49.794. Apesar da queda de 8% nos índices, a Sesp, responsável pela coordenação da campanha Lei Seca, prevê ainda mais ações integradas para que este número seja cada vez menor.

Para a coordenadora de Trânsito da Sesp, Christiane Aguiar, o foco principal do aumento das fiscalizações é o combate à alcoolemia, além da inspeção dos veículos e seus documentos de licenciamento, multas pendentes e a documentação de motoristas. “O objetivo de todas as ações e do aumento do número de blitz é proporcionar ganhos nas ações e garantia à população de que o poder público está sendo dirigido de forma otimizada com vistas à obtenção de um trânsito mais seguro para pedestres, motoristas e passageiros”, disse.

Os números também estão em queda quando o assunto é atropelamento de pessoa. No Estado foram registradas 3.913 ocorrências de janeiro a junho de 2016 e, no mesmo período deste ano, 3.734 (-4,6%). Em Belo Horizonte os números também tiveram uma ligeira queda. Foram 806 atropelamentos em igual período de 2016 e este ano foram 801.

Com relação aos acidentes de trânsito que não tiveram vítimas com lesão leve ou grave, os dados, disponíveis no site da secretaria, mostram um aumento de 6% nos números, equivalente a pouco mais de seis mil acidentes registrados no mesmo período. Para reverter os números, o delegado da Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos do Detran, Rodrigo Fagundes, acredita que a conscientização dos motoristas e as ações preventivas e repressivas são fundamentais. “O trânsito na sociedade deve ser levado a sério, caso contrário muitas vidas ainda serão perdidas. A bebida associada à direção ainda é uma questão que merece toda a atenção. Alguns motoristas ainda insistem em desrespeitar as normas de trânsito”, ressaltou o coordenador.

Ações preventivas

Nesta terça-feira (19/9), uma blitz educativa coordenada pela Sesp abordará motoristas que passam pela BR-356, próximo ao BH Shopping. Durante a ação, técnicos, educadores e esportistas estarão distribuindo folhetos e conversando com os condutores e passageiros de veículos automotores, sobre prevenção de acidentes e conscientização sobre o uso de bebida alcoólica, utilização do cinto de segurança no banco da frente e de trás e excesso de velocidade. Atletas que sofreram acidentes de trânsito também reforçam o time da ação educativa.

Na quarta-feira (20/9), o Detran realizará o  57º Prêmio Motorista e Motociclista Padrão de Minas Gerais. A premiação tem como objetivo homenagear condutores que tenham se destacado por boas práticas e bons exemplos na direção dos veículos e, assim, valorizar e incentivar o condutor que demonstra atitudes cidadãs no dia a dia no trânsito, de forma responsável, solidária e comprometida com a segurança viária. A premiação será realizada às 15h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte.

No domingo (24/9), um passeio ciclístico em Belo Horizonte alertará ciclistas e motoristas sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito quando o assunto é a condução de bicicletas nas vias da capital. O passeio será realizado no período da manhã, de 9h às 13h, na Savassi, saindo da Avenida Cristóvão Colombo até a Praça da Liberdade. A ação educativa é gratuita e aberta para adultos e crianças e, também, coordenada pela Sesp.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS