Semana de Engenharia Química é promovida no UNIPAM; ouça a reportagem

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveu de 24 a 27 de abril, a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Química (SEMEC).
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na oportunidade foram realizadas palestras, minicursos, visitas técnicas, apresentações de trabalhos acadêmicos e depoimentos de ex-alunos do curso.

No último dia do evento (27), foi proferida no auditório do bloco E, a palestra “Engenharia Química, Metrologia e Projetos Ambientais”, ministrada pelo engenheiro químico, Vicente Vieira. Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Química (CRQ), Wagner José Pederzoli, falou aos presentes sobre as normas que regulamentam a profissão. E para encerrar, os ex-alunos de Engenharia Química, Heitor Otacílio e Nayara Pereira falaram sobre sua experiência no mercado de trabalho e na área acadêmica.

Segundo o engenheiro químico, Vicente Vieira, o conceito de metrologia pode ser entendido como a ciência da medição e suas aplicações. “Quando se fala em medir, logo se vincula a metrologia, que é muito importante para a tomada de decisões. O engenheiro precisa conhecer um pouco de metrologia para saber o que medir e com base nessas medições, tomar suas decisões da maneira mais acertada possível”, explicou Vicente Vieira.

Para a aluna do 9º período de Engenharia Química, Andressa Siqueira, a palestra fomentou seus conhecimentos. “O palestrante englobou vários temas sobre o desenvolvimento e a otimização de processos, focando nas matérias aprendidas no curso, sendo possível associar a teoria com a prática”, destacou Andressa Siqueira.

Segundo o ex-aluno de Engenharia Química, Heitor Otacílio, o volume de conteúdo e a responsabilidade com a pesquisa, são alguns dos desafios enfrentados no ingresso do Mestrado acadêmico. “O volume de conteúdo é repassado de uma maneira muito mais rápida do que na graduação. Além disso, saímos do campo teórico e começamos a aplicar o que a gente está projetando na construção da pesquisa e na projeção de equipamentos”, explicou Heitor Otacílio.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Química, professor Fernando Dias, a semana foi um momento de muito aprendizado para os participantes. “Nós temos uma série de possibilidades para atuar dentro da Engenharia Química, uma vez que é uma das mais abrangentes engenharias, em função de sua vasta gama de possibilidades, e durante a semana, os alunos puderam vivenciar esses conhecimentos”, afirmou Fernando Dias.

Fonte: ASCOM UNIPAM

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS