Semana de Engenharia Química é promovida no UNIPAM; ouça a reportagem

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promoveu de 24 a 27 de abril, a Semana Acadêmica do curso de Engenharia Química (SEMEC).

Compartilhe!

Na oportunidade foram realizadas palestras, minicursos, visitas técnicas, apresentações de trabalhos acadêmicos e depoimentos de ex-alunos do curso.

No último dia do evento (27), foi proferida no auditório do bloco E, a palestra “Engenharia Química, Metrologia e Projetos Ambientais”, ministrada pelo engenheiro químico, Vicente Vieira. Em seguida, o presidente do Conselho Regional de Química (CRQ), Wagner José Pederzoli, falou aos presentes sobre as normas que regulamentam a profissão. E para encerrar, os ex-alunos de Engenharia Química, Heitor Otacílio e Nayara Pereira falaram sobre sua experiência no mercado de trabalho e na área acadêmica.

Segundo o engenheiro químico, Vicente Vieira, o conceito de metrologia pode ser entendido como a ciência da medição e suas aplicações. “Quando se fala em medir, logo se vincula a metrologia, que é muito importante para a tomada de decisões. O engenheiro precisa conhecer um pouco de metrologia para saber o que medir e com base nessas medições, tomar suas decisões da maneira mais acertada possível”, explicou Vicente Vieira.

Para a aluna do 9º período de Engenharia Química, Andressa Siqueira, a palestra fomentou seus conhecimentos. “O palestrante englobou vários temas sobre o desenvolvimento e a otimização de processos, focando nas matérias aprendidas no curso, sendo possível associar a teoria com a prática”, destacou Andressa Siqueira.

Segundo o ex-aluno de Engenharia Química, Heitor Otacílio, o volume de conteúdo e a responsabilidade com a pesquisa, são alguns dos desafios enfrentados no ingresso do Mestrado acadêmico. “O volume de conteúdo é repassado de uma maneira muito mais rápida do que na graduação. Além disso, saímos do campo teórico e começamos a aplicar o que a gente está projetando na construção da pesquisa e na projeção de equipamentos”, explicou Heitor Otacílio.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Química, professor Fernando Dias, a semana foi um momento de muito aprendizado para os participantes. “Nós temos uma série de possibilidades para atuar dentro da Engenharia Química, uma vez que é uma das mais abrangentes engenharias, em função de sua vasta gama de possibilidades, e durante a semana, os alunos puderam vivenciar esses conhecimentos”, afirmou Fernando Dias.

Fonte: ASCOM UNIPAM

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.