Semad lança sistema de consulta de decisões de processo de licenciamento

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Cidadãos e empreendedores agora poderão consultar com maior facilidade as decisões sobre os processos de licenciamento ambiental no âmbito estadual de classes 3, 4, 5 e 6, julgadas pelos Superintendentes Regionais de Meio Ambiente ou pelas Câmaras Técnicas do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam). O novo sistema foi lançado oficialmente durante a 17ª Reunião Extraordinária do Plenário do Conselho.

Os interessados devem acessar o site da Semad http://www.meioambiente.mg.gov.br e clicar na aba “Regularização Ambiental” – “Decisões dos processos de licenciamento” para saber quais processos foram julgados e suas respectivas decisões.

Além disso, quem tiver interesse pode fazer o download do parecer técnico que embasou a decisão, bem como do Certificado da Licença ou do Ofício de indeferimento ou arquivamento do processo.

Segundo o secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o sistema de consulta de decisões dos processos de licenciamento ambiental Estadual foi pensado para atender o cidadão. “Essa ferramenta propõe uma acessibilidade ágil, rápida e fácil”, pontou.

Vieira destacou, ainda, as iniciativas que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) tem adotado nos últimos dois anos. “Esse sistema é mais uma novidade de um conjunto de ações que a secretaria vem desenvolvendo. Em maio deste ano implementamos o sistema de emissão pelo uso insignificante da água e no início do mês apresentamos o projeto para implementar o agendamento de serviços online, desenvolvido em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon)”, informou.

O subsecretário de Gestão Regional, Diogo Franco, iniciou a apresentação da nova ferramenta destacando que a transparência é um dos pilares da gestão da Semad. “Esse sistema é uma iniciativa da Semad, que possibilita um maior controle social pelos cidadãos ao disponibilizar dados e informações sobre os processos de licenciamento ambiental, dando maior transparência aos processos geridos pela Secretaria, estimulando e prestigiando a democracia”, afirmou.

O superintendente de Políticas Regionais da Semad, Breno Lasmar, deu continuidade à apresentação do sistema e demonstrou para os conselheiros como ele é acessado no site da Secretaria e falou sobre a sua importância para a sociedade. “Essa ferramenta reúne, em um único ambiente, todas as decisões sobre os processos de licenciamento ambiental que estão centralizados na Semad”, afirmou.

O sistema foi recebido com satisfação pelos conselheiros do Copam. “Quero parabenizar a Secretaria e a equipe que desenvolveu esse projeto. Isso é uma revolução dentro do licenciamento ambiental no Estado e só vem para trazer ganhos positivos”, disse o conselheiro Ronaldo Vasconcelos, representante da ONG Ponto Terra.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.