Sem plantão pediátrico em Patrocínio, mãe é obrigada a vir para Patos de Minas

O filho dela foi diagnosticado com bronquiolite e está internado num hospital particular.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Uma moradora de Patrocínio procurou o Patos Notícias para denunciar a falta de pediatra no plantão. Depois de dois dias implorando por atendimento, ela teve que deslocar 72 quilômetros até Patos de Minas. O filho dela foi diagnosticado com bronquiolite.

Sarah Caixeta conta que o filho de cinco meses começou a passar mal no sábado (16/07) em Patrocínio, cidade onde reside. Ela então procurou a emergência da Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio, porém não havia atendimento pediátrico de plantão. Ela também procurou o Hospital MedCenter, que também não tinha este profissional de plantão.

A mãe então foi até o Pronto-Socorro Municipal de Patrocínio e foi atendida por uma clínica geral. A médica olhou o bebê e disse que ele estaria com uma gripe. A criança foi medicada com xarope e retornou para casa. No domingo (17), o filho piorou e a mãe retornou ao Pronto Socorro. A criança foi submetida a novas exames, sendo diagnosticada com sinusite.

Na madrugada de segunda-feira (18), o bebê voltou a apresentar piora no quadro. A mãe então voltou a tentar atendimento na rede particular, mas não conseguiu. Ela conta que possui plano de saúde e chegou a implorar por atendimento, porém as secretárias dos pediatras disseram que só atendiam em consulta eletiva, no valor de R$ 400,00 e R$ 450,00, dependendo do médico.

Desesperada, a mãe embarcou num veículo de aplicativo, viajou até Patos de Minas e procurou atendimento num hospital particular. Sarah contou a nossa equipe que foi muito bem atendida e a criança foi internada imediatamente, com o quadro de bronquiolite (infecção dos bronquíolos pulmonares).

Segundo a mãe, mesmo com atendimento, o caso da criança ainda é crítico, já que houve demora para que a doença fosse diagnosticada. Ela reclama da falta de pediatras nos plantões dos hospitais públicos e particulares de Patrocínio. A criança permanece internada em Patos de Minas. A febre cessou nesta quarta-feira (20), mas não há previsão de alta médica.

O Patos Notícias procurou a Prefeitura de Patrocínio, que encaminhou a seguinte nota de esclarecimento:

Em face das informações sobre a falta de atendimento pediátrico de plantão nas unidades hospitalares da rede particular da cidade, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que tanto o Pronto Socorro Municipal Terezinha Moreira Marra, quanto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem atendimento constante na especialidade.

Todos os primeiros atendimentos no Pronto Socorro Municipal são realizados por médicos Clínicos Gerais, que caso necessário encaminham os pacientes à especialistas. No atendimento pediátrico o mesmo procedimento é adotado, com a vantagem de que a unidade conta com uma ala pediátrica com acompanhamento constante de médicos desta especialidade.

Principais portas de entrada dos usuários ao Sistema Único de Saúde (SUS), todas as 17 UBS do Município também contam com médicos pediatras em seus quadros, disponíveis para atendimentos durante todo o horário de funcionamento das mesmas.

Os hospitais MedCenter e Santa Casa de Misericórdia de Patrocínio também foram procurados pelo Patos Notícias. O primeiro não atendeu as ligações. Já o segundo ficou de retornar a ligação, mas até o momento não tivemos resposta. Caso algum hospital se manifeste, a matéria será atualizada.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

9 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Tatiane Beatriz
21/07/2022 11:39

Pronto socorro não tem pediatra e os clínicos q estão lá não coloca nem a mão na criança sem contar na falta de Educação do povo de la. Um dia que eu fui levar meu filho o secretariado de saúde tava lá, nossa o atendimento tava ótimo e a fila andava, quando ele saiu parou tudo de novo. Não acha vaga de pediatra e muito menos no plantão. Teve secretária que pediu p esperar q em agosto tinha vaga. E quando vc acha médico não encontra os remédios na farmácia. A situação aqui tá complicada. Eu acho q no pronto… Ler mais...

Douglas
20/07/2022 15:11

Nao tem pediatra de plantao na santa casa nem no hospital, minha nenem com 4 meses pegou covid eles disseram que era uma gripe o Dr Lucio que e o pediatra que fica na parte da manhã la deu alta pra ela dizendo que nao tinha nada, melhorou do covid teve bronquiolite e a mesma coisa foi dita pelos “profissionais” da saude. Tive que recorrer a um atendimento particular para saber oque a criança tinha, uma vergonha a saúde de Patrocinio.

Luana Machado
20/07/2022 14:41

Minha filha tem quase 2 anos e desde que nasceu nunca passou pelo pediatra na UBS do bairro morada nova. La nao tem pediatra. É um absurdo e uma mentira deslavada eles dizerem que tem pediatra la durante todo o horario de funcionamento. Inclusive convido essa reportagem a tirar a prova a qualquer momento indo na Ubs da morada nova, na Ubs do São Cristóvão e verificar se encontra um pediatra la

Luciene Nunes
Responder a  Luana Machado
20/07/2022 23:03

Concordo com vc Luana.. Tb sou moradora do bairro Morada Nova e ha 6 anos e meus filhos nunca foram atendidos por pediatra na UBS daqui é uma vergonha a Prefeitura dar essa nota mentindo descaradamente !!!! Tenho 3 crianças em casa e ficamos totalmente sem suporte nessa área !!! Infelizmente nao adianta nada fazer um mega hospital lindo e nao ter o que realmente precisamos dentro dele que sao medicos com coracao !!! 😞

Julia Laura
20/07/2022 13:10

Fiquei sabendo que é por conta da Unimed estão pagando muito pouco para os pediatras e resolveram não atender nossas crianças.
Ainda dizem “medicina por amor” 🙄

Ana Marta
20/07/2022 13:08

Do que adianta pronto socorro lindo e novo e cada dia que passa ta uma merda postos de saúde se tiver pediatra e um ou dois Patrocínio ta uma verdadeira vergonha cade o prefeito os vereador nessa hora.Resumindo Hospitais bonitos mais falta médicos

Katiany Morais
20/07/2022 13:05

Ainda mentem falando que tem pediatria no SUS que mentira! No Pronto Socorro nossos pequenos são atendidos por clínicos gerais que não sabe NADA sobre bebês! Me disseram que 39 de febre em bebe é NORMAL, que não havia necessidade de ter levado a criança, que vergonha!

Gracielle
20/07/2022 12:37

Patrocínio tá e uma vergonha….
Da vergonha de falar de saúde aqui nesse lugar,acham q os pais ou responsáveis vão em hospitais fazer turismo só pode.
Povinho sem noção,mais qnd e parente dos mais poderosos aqui.. digamos q nem espera eles ficam por isso não tão nem aí com as outras pessoas.

Kellycristina
20/07/2022 12:32

Não sei para que a prefeitura não fala a verdade, do que está acontecendo na cidade. Porque UBS se eu não me engano só três postos de saúde que tem e mesmo assim é agendamento. E demora demais minha filha tem mais de 5 meses que está esperando um agendamento de uma pediatra se fosse com urgência já tinha acontecido outra coisa pior né!? E no pronto-socorro não fica pediatra nenhum de plantão eu queria saber o que está acontecendo na cidade de verdade, porque nem pelos planos particulares não tá tendo infelizmente a irresponsabilidade não é do pediatra e… Ler mais...

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.