Sem Buser em MG! Deputados derrubam veto e inviabilizam ônibus por aplicativo

Regras inviabilizam a atuação de empresas como a Buzer.

Compartilhe!

Sob aplausos e manifestações de representantes de sindicatos das empresas e dos trabalhadores do transporte coletivo do Estado, o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) derrubou o veto parcial (Veto 29/21) do governador à Proposição de Lei 24.886, de 2021, que regulamenta o serviço de fretamento de veículos para viagem intermunicipal e metropolitana. Na Reunião Extraordinária da manhã desta quarta-feira (10/11/21), 40 deputados votaram contra o veto, um voto a mais do que o necessário para sua rejeição. Outros 19 parlamentares se posicionaram a favor do entendimento do governador.

O chefe do Executivo opôs veto a três artigos e a dispositivos previstos em um outro. O artigo 3º estabelece que a autorização para a prestação do serviço somente será concedida para o transporte de grupo de pessoas em circuito fechado, ou seja, esse grupo deve retornar à origem no mesmo veículo que efetuou o transporte na viagem de ida.

No mesmo artigo está a previsão de envio, ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), da relação nominal dos passageiros a serem transportados, a qual deverá ser a mesma em todos os trechos da viagem.

Outros artigos vetados foram o 4º e 5º. O primeiro prevê que a requisição da autorização para o serviço e o envio ao DER-MG da relação de passageiros deverão ocorrer até seis horas antes do início do primeiro trecho da viagem.

Já o artigo 5º garante que essa relação nominal poderá ser parcialmente alterada, no limite de dois passageiros ou de 20% da capacidade do veículo, o que for maior, e comunicada ao DER-MG até o momento de início do primeiro trecho da viagem.

Também foram vetados incisos do artigo 6º da proposição que vedam a prestação do serviço de fretamento com a intermediação de terceiros que promova a comercialização de lugares fracionada ou individualizada por passageiro, bem como listam como característica de transporte público que enseja vedação o embarque ou desembarque de passageiros ao longo do itinerário e em terminais rodoviários utilizados pelo transporte coletivo.

Motivos do veto

Na mensagem encaminhada à ALMG para justificar o veto, o governador afirma que o serviço de transporte fretado de passageiros previsto na proposição diz respeito ao exercício da autonomia privada garantida constitucionalmente aos cidadãos e às empresas.

Dessa forma, insere-se no âmbito das relações contratuais dos interessados, nos termos da Constituição Federal, que assegura direitos fundamentais individuais como a liberdade de contratação, a livre iniciativa, o livre exercício profissional e a proteção ao consumidor.

Escolhido relator no Plenário, o deputado Cássio Soares (PSD) opinou pela derrubada do veto por considerar que os argumentos apresentados pelo governador não são suficientes para justificar a invalidação de dispositivos de uma proposição que derivou de um processo de discussão e tramitaçao na Assembleia ao longo de meses.

Ele ressaltou que projeto que resultou na lei pretende definir com clareza qual o campo de atuação do transporte fretado e que os dispositivos rejeitados por Romeu Zema garantem a unicidade do que pretende a proposição, podendo descaracterizar a regulamentação proposta se fossem excluídos.

Por fim, Cássio Soares considerou que a norma aprovada trouxe avanços para a desburocratização e o incentivo a um setor que já opera há décadas.

A proposição de lei será enviada ao Governador do Estado para promulgação com os dispositivos restabelecidos. Se, dentro de 48 horas, não for promulgada, o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus (PV), a promulgará.

Discussão do Veto

O período de discussão do Veto do governador foi marcado por discursos inflamados de deputados, que se posicionaram a favor ou contrariamente e pelas galerias novamente cheias – o que não ocorria há algum tempo em função das medidas de restrição de acesso impostas pela pandemia de Covid-19.

Sete deputados fizeram seus pronunciamentos, além dos líderes dos três blocos que manifestaram a posição de cada grupo. Os blocos Democracia e Luta (PCdoB, PL, Pros, PSB, Psol, PT e Rede) e Minas São Muitas (Cidadania, DEM, MDB, Patri, PDT, PSD, PSL, PTB, PV, Republicanos e PRTB) se posicionaram pela derrubada do Veto e o bloco Deputado Luiz Humberto Carneiro (Avante, Novo, Pode, PP, PSC, PSDB e Solidariedade) a favor da manutenção.

Contrários ao governador, se pronunciaram o autor do projeto que deu origem à lei, Alencar da Silveira Jr. e os deputados Arnaldo Silva (DEM), Celinhao Sintrocel (PCdoB), que foi relator do projeto na Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, e Douglas Melo (MDB). Em conformidade, todos eles lembraram que a proposição regulamenta um serviço para garantir segurança aos usuários e evitar o transporte clandestino.

Eles também rebateram argumentos de que estariam se posicionando contra o serviço de transporte intermunicipal oferecido por aplicativos, especialmente o Buser e que estariam, com isso, impedindo a redução de preços das passagens para os usuários. “Estamos discutindo sobre fretamento, aplicativo vamos discutir na hora certa”, anunciou Alencar da Silveira Jr.

Os deputados justificaram que o veto representaria risco para a regulamentação do serviço e poderia contribuir para a precarização do trabalho dos empregados do setor.

Do outro lado, Guilherme da Cunha e Laura Serrano, ambos do Novo, e o deputado Bartô (sem partido) justificaram a preservação da livre concorrência de mercado para se posicionarem pela manutenção do veto. Os parlamentares opinaram que os dispositivos vetados impunham regras que dificultariam o trabalho de empresas que atuam no transporte de passageiros e a oferta de preços mais competitivos para os usuários.

Guilherme da Cunha afirmou que a atuação dessas empresas não ameaça os direitos trabalhistas pois, segundo ele, as fretadoras já são obrigadas a contratar seus funcionários com base na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Compartilhe!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.