Secretaria Estadual corrige dados e Patos de Minas não tem caso confirmado de COVID-19

O caso é oriundo de Guimarânia, mas segundo a Secretaria Municipal, foi atendido em Patos de Minas.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Patos de Minas Coronavirus
Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde corrigiu, neste sábado (28/03), o boletim epidemiológico de casos de coronavírus em Minas Gerais. Na sexta-feira (27) o órgão informou que Patos de Minas teria tido seu primeiro caso confirmado, mas na verdade paciente reside em Guimarânia.

No boletim de sexta-feira (27), Patos de Minas tinha caso confirmado
Foto: Reprodução

Com base na fonte estadual, o Triângulo Notícias publicou reportagem. Instantes depois, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente foi internado em Patos de Minas, mas era residente em Guimarânia. Imediatamente a informação foi acrescentada na matéria. Também procuramos, ainda na sexta, a Secretaria Estadual que emitiu nota e esclareceu que os dados poderiam ser retificados no dia seguinte, sábado.

- Continua depois da publicidade -

Já a noite, a prefeitura de Patos de Minas emitiu nota e reafirmou que o caso não era de Patos de Minas. “O caso realmente foi atendido por um hospital particular do município, mas o paciente é originário de Guimarânia”.

No boletim epidemiológico de sábado (28) a informação foi corrigida
Foto: Reprodução

O boletim epidemiológico de sábado (28/03) trouxe Guimarânia como município do paciente. Ainda informou em nota de rodapé “caso inicialmente notificado como residente em Patos de Minas”.

A Secretaria Municipal de Saúde também divulgou, neste sábado (28), um novo boletim epidemiológico. Patos de Minas tem 50 casos em investigação e seis descartados.

Foto: Divulgação (Prefeitura de Patos de Minas)

Nota da Secretaria Estadual

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do COES Coronavírus, vem explicar o fluxo de informações da Sala de Situação atualmente. Assim que o caso suspeito é identificado pelo serviço de saúde, é realizada uma triagem com este paciente de acordo com dados clínicos e epidemiológicos, auxiliando na tomada de conduta de interação ou isolamento domiciliar. O profissional de saúde entra em contato com o CIEVS-Minas ou Unidade Regional de Saúde para discussão do caso.

Definido como caso suspeito, o município preenche um formulário com os dados do paciente denominado RedCap, específico do Ministério da Saúde. Através deste formulário é gerado todo o banco de dados do Coronavírus no Estado.

O COES Coronavírus analisa esse banco de dados diariamente, reclassifica os casos, solicita novas informações ao município e faz o cruzamento dos resultados de exames laboratoriais. Após todo esse trabalho, que é realizado até as 13h do dia corrente, é que os dados estarão tratados para fazerem parte do Boletim Diário.

De todo modo, como os dados são muito dinâmicos e às vezes há discrepâncias quanto à documentação de comprovação do município de residência do indivíduo, caso haja alguma alteração necessária, ela será feita no próximo boletim epidemiológico.

Nota da Prefeitura de Patos de Minas

Patos de Minas continua sem nenhum caso positivo para Covid-19

Quanto ao caso positivo de coronavírus atribuído a Patos de Minas no mais recente Informe Epidemiológico da SES-MG, a prefeitura esclarece:

– O caso realmente foi atendido por um hospital particular do município, mas o paciente é originário de Guimarânia, portanto o caso não é contabilizado em Patos de Minas. Houve erro da Secretaria de Estado de Saúde no lançamento dos dados, e a Secretaria Municipal de Saúde já solicitou à SES-MG a correção. O equívoco pode ser constatado quando não se verifica Guimarânia entre as cidades com casos confirmados.

– Os trabalhos intensos com o intuito de controlar a disseminação do vírus continuam em Patos de Minas. A prefeitura, mais uma vez, solicita à população que busque informações nos canais oficiais do Executivo municipal, atualizados diariamente com as ações de enfrentamento ao coronavírus. Conforme já divulgado pelo Governo federal, o vírus já circula em todo o país, o que confirma a necessidade de não deixarmos de lado as medidas de segurança.

Nota do Triângulo Notícias

Na sexta-feira, 27 de março de 2020, o Triângulo Notícias publicou uma reportagem com base em uma fonte oficial. A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais havia informado que Patos de Minas tinha um caso confirmado de coronavírus.

Até então, essa fonte era tida por nós como confiável. A informação estava errada e assim que fomos notificados pelo município de Patos de Minas fizemos a adequação.

O Triângulo Notícias vem a público pedir desculpas. Apesar do erro estar condicionado à um órgão público, reconhecemos a nossa responsabilidade em transmitir a informação mais precisa possível.

A Prefeitura de Patos de Minas também emitiu uma recomendação para que a imprensa use como fonte primária os órgãos municipais. Informamos que essa recomendação foi acatada por nossa empresa.

Boletins da Secretaria Estadual

Boletim Epidemiológico de Sexta-Feira (27/03) – Clique aqui

Boletim Epidemiológico de Sábado (28/03) – Clique aqui

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -