Secretária diz que casos de COVID-19 podem triplicar e que no momento não haverá restrições

Testagem está restrita para pacientes a partir do terceiro dia de sintomas.

Compartilhe!

Durante live, nesta sexta-feira (14), a Secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, informou que os casos poderão triplicar nas próximas semanas e ressaltou que a grande maioria dos infectados não necessitam de internação.

Nenhuma medida restritiva será adotada no momento, porém caso a ocupação hospitalar se eleve, medidas poderão ser adotadas, ressaltou a secretária. Sobre a volta da obrigatoriedade de máscaras em ambientes abertos, afirmou que existe a possibilidade, mas sem previsão.

Sobre a volta as aulas, ela ressaltou que no momento não há previsão para adiamento, porém caso for necessário a medida será adotada.

Questionada pelo Patos Notícias, Ana Carolina informou que não haverá fiscalização presencial de medidas sanitárias, porque não há nenhuma restrição das atividades comerciais e aos eventos. Ela citou que as máscaras e a higienização são obrigatórias nos comércios e nos eventos, sendo que a prefeitura faz a orientação frequente.

Vacinação de crianças

As doses chegarão a Patos de Minas até o início da próxima semana. Não será necessário cadastrar e um calendário será divulgado pela prefeitura.

A aplicação não será obrigatória e dependerá da autorização dos pais ou responsáveis. Serão imunizadas crianças de 5 a 11 anos, com prioridade para portadores de deficiência permanente. 

Centro de atendimento e restrição de testagem

A partir de segunda-feira (17) começa a funcionar o centro exclusivo para sintomáticos respiratórios situado no CAPS AD na Rua Dona Luiza, 710 – Lagoa Grande. O atendimento será exclusivo para sintomáticos com consultas médicas e exames. O funcionamento será 24 horas por dia, de domingo a domingo.

Durante o final de semana, de 14 a 16 de janeiro, o atendimento continua na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Houve uma alteração para a realização de testes de COVID-19. Por causa da falta de exames em todo o Brasil, se seguirá os seguintes requisitos:

Sempre no terceiro dia de sintoma e respeitando os critérios:

  • pacientes que tenham maior gravidade de sintomas;
  • pacientes hospitalizados e cirúrgicos;
  • pessoas no grupo de risco;
  • gestantes;
  • trabalhadores assistenciais da área da saúde;
  • colaboradores de serviços essenciais.

Assista a íntegra da coletiva:

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.