Secretária de Saúde fala de boato de falta de oxigênio e anuncia oito novos leitos no HC

A Polícia Militar foi acionada duas vezes na tarde deste sábado (06/03).

Compartilhe!

Patos de Minas – A Polícia Militar foi acionada duas vezes no Hospital de Campanha (HC) na tarde deste sábado (06/03). O primeiro chamado partiu de profissionais da saúde que relataram falta de oxigênio e superlotação. Na sequência, a Secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães, acionou novamente os militares e esclareceu que nenhum paciente ficou sem oxigênio, o que houve foi uma falta de pontos de saída do gás. “Nosso tanque de oxigênio suporta a quantidade de leitos que a gente tem e sobra” esclareceu ela. Um segundo tanque já foi encomendado e deve ser instalado nos próximos dias.

A equipe de reportagem do Patos Notícias compareceu ao local e verificou que oito leitos clínicos, com respirador, estão sendo instalados na recepção e devem começar a funcionar ainda no final de semana. Os dutos de oxigênio estão sendo ampliados para a instalação de mais dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Lá para terça ou quarta-feira esse leitos já estão prontos. Nós só estamos esperando o resto dos equipamentos chegar, que é as camas, monitores, bombas de infusão” afirmou a Secretária de Saúde.

Atualmente existe 20 leitos de UTI, 10 leitos intermediários, 16 leitos clínicos e 11 leitos de pronto-atendimentos. Todos estavam ocupados até às 18h deste sábado (06). Cinco pacientes, que estão em UTI, serão transferidos para outros municípios. Essa transferência será feita para desafogar o sistema de saúde pública.

Sobre os profissionais para trabalhar nos novos leitos, Ana Carolina Magalhães explicou que foi feito um chamamento emergencial que resultou na contratação de enfermeiros. O treinamento já está sendo realizado.

Os leitos de Pronto-Atendimento, que ficam no Anexo ao HC, ainda não entraram em funcionamento, porque a empresa ainda não conseguiu entregar os cilindros de oxigênio. De acordo com Ana Carolina, a compra já foi feita, mas devido a alta demanda da região, o fornecedor ainda não conseguiu disponibilizar. A estrutura do Anexo ao HC foi doada pela Beats Patos.

Os leitos do Anexo ao HC serão composto por balões de oxigênio e suporte para medicação intravenosa.
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

Por fim a Secretária de Saúde reforçou que esse é pior momento da pandemia em Patos de Minas. Todos devem seguir rigidamente as medidas preventivas (uso de máscara, higienização e distanciamento social). Todos os eventos, inclusive confraternizações familiares, estão proibidos. A fiscalização da prefeitura em conjunto com a Polícia Militar atua de forma intensiva neste final de semana.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.