MENU

SAMU Regional começa a funcionar em agosto e terá até suporte aéreo

Pacientes serão encaminhados para hospitais regionais em Patos de Minas, Paracatu e Unaí (será construído).


👤 Lélis Félix Souza
🕓 01/07/2022 - 13:10


O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, lançou nesta sexta-feira (01/07) o SAMU Regional Noroeste, cuja sede será em Patos de Minas. Apesar do lançamento oficial, as operações plenas se iniciarão somente em agosto.

Atualmente, Patos de Minas é a única cidade da região que dispõe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), cuja responsabilidade é da prefeitura. Cidades como Lagoa Formosa e Rio Paranaíba, por exemplo, dispõem apenas de ambulâncias municipais para atender as demandas.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Com a regionalização do SAMU Regional, os municípios do noroeste serão contemplados com um serviço unificado. Quando houver uma emergência, o cidadão poderá discar 192 e solicitar uma ambulância.

Os pacientes serão encaminhados para hospitais referência, como os regionais de Patos de Minas, Paracatu e Unaí (será construído)

Questionado pelo repórter Lélis Félix, Fábio Baccheretti revelou que o estado ampliará a frota área com novos aviões e helicópteros e que a macrorregião noroeste contará com suporte aéreo para remoção de pacientes de urgência e emergência.

Fábio também foi perguntado sobre a situação dos servidores do SAMU Municipal. Com a regionalização, a prefeitura deixará de manter o serviço. Segundo o Secretário Estadual de Saúde, a prefeitura fará a absorção dos atuais  funcionários em outros setores.

Houve um atraso na entrega das ambulâncias. Os veículos chegaram nesta semana em Patos de Minas.

O prefeito de João Pinheiro, Edmar Xavier Maciel, ocupa a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO). Em entrevista, ele explicou que cada município deverá ajudar com 33% dos custos do SAMU. Assista a entrevista: