SAMU Regional começa a funcionar em agosto e terá até suporte aéreo

Pacientes serão encaminhados para hospitais regionais em Patos de Minas, Paracatu e Unaí (será construído).

Compartilhe!

O Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, lançou nesta sexta-feira (01/07) o SAMU Regional Noroeste, cuja sede será em Patos de Minas. Apesar do lançamento oficial, as operações plenas se iniciarão somente em agosto.

Atualmente, Patos de Minas é a única cidade da região que dispõe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), cuja responsabilidade é da prefeitura. Cidades como Lagoa Formosa e Rio Paranaíba, por exemplo, dispõem apenas de ambulâncias municipais para atender as demandas.

Com a regionalização do SAMU Regional, os municípios do noroeste serão contemplados com um serviço unificado. Quando houver uma emergência, o cidadão poderá discar 192 e solicitar uma ambulância.

Os pacientes serão encaminhados para hospitais referência, como os regionais de Patos de Minas, Paracatu e Unaí (será construído)

Questionado pelo repórter Lélis Félix, Fábio Baccheretti revelou que o estado ampliará a frota área com novos aviões e helicópteros e que a macrorregião noroeste contará com suporte aéreo para remoção de pacientes de urgência e emergência.

Fábio também foi perguntado sobre a situação dos servidores do SAMU Municipal. Com a regionalização, a prefeitura deixará de manter o serviço. Segundo o Secretário Estadual de Saúde, a prefeitura fará a absorção dos atuais  funcionários em outros setores.

Houve um atraso na entrega das ambulâncias. Os veículos chegaram nesta semana em Patos de Minas.

O prefeito de João Pinheiro, Edmar Xavier Maciel, ocupa a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (CISREUNO). Em entrevista, ele explicou que cada município deverá ajudar com 33% dos custos do SAMU. Assista a entrevista:

Compartilhe!

comentários

2 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
João Filgueira
01/07/2022 13:57

Boa notícia para a região agora retirar os servidores treinados do SAMU não vejo como boa não. Sabe-se muito bem que tem muitos servidores a mais de 10 anos ali e de ponta além de serem concursados específicos para o serviço poderia muito bem aproveitalos.

Maria Aparecida Rodrigues Rocha
01/07/2022 13:31

Parabéns! Isso que chamo dê boa notícia 🙌👏👏

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.