Saiba os benefícios de escrever à mão

Escrever ajuda no desenvolvimento do cérebro e da aprendizagem

Compartilhe!

Deixe de lado o teclado do computador, o tablete e o smartphone. Que tal exercitar a escrita? Apesar do ato ter se tornado cada vez mais raro não perdeu a importância. Segundo estudo publicado, em 2016, no The Journal of Learning Disabilities, a linguagem escrita pode favorecer a capacidade de controlar pensamentos, ações e emoções. E ao colocarmos as palavras no papel, as áreas responsáveis pelo raciocínio, linguagem e memória – essenciais para a aprendizagem – são ativadas.

O quadro negro, a escrita à mão e uso da caligrafia são símbolos de resistência na Escola Bem-me-quer. Eles escolheram não fazer o uso de tablets e computadores e acreditam que a prática da escrita nunca deve deixar de fazer parte da Educação Básica. “Na segunda, os alunos levam para casa um tema para produção textual e, na quarta, eles levam caligrafia. Acredito que só se aprende na prática. Além de melhorar a escrita, escrever diariamente, ajuda na assimilação de algumas palavras que são mais difíceis”, explica Lindamar Haddad, coordenadora da instituição.

Alguns estudantes só conseguem assimilar melhor um assunto através da escrita e por meio de resumo. “Costumo estudar através de resumos esquemáticos, como cores diferentes e usando palavras-chaves. Geralmente, gravo todas as aulas e depois transcrevo tudo para o caderno. Eu sinto que sou uma pessoa muito visual e só aprendo realmente escrevendo”, conclui Maria Luiza Oliveira estudante do 7º semestre de Direito.

Para quem está na fase do vestibular, a escrita é uma atividade que pode fazer toda a diferença na conquista de uma vaga. O Educa Mais Brasil também pode ajudar você nessa nova fase da sua vida. O maior programa de inclusão educacional do país oferta bolsas de estudos de até 70% para jovens e adultos em diversas universidades e centros acadêmicos em todas as regiões do Brasil, para graduação EAD ou presencial. É só você acessar o site e escolher a faculdade mais próxima de você.

Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.